Ibama avalia estudos de impactos ambientais de usinas no MT
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) protocolou no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) os estudos de impacto ambiental de duas usinas hidrelétricas que devem ser leiloadas ainda este ano. Os estudos sobre as usinas de São Miguel, no Rio Teles Pires, e de Foz do Apicás, no Rio Apicás, em Mato Grosso, foram produzidos pela própria EPE.
O Ibama terá 30 dias para avaliar o estudo. A partir do aceite, o estudo seguirá para análise técnica e consulta aos demais órgãos envolvidos no licenciamento ambiental. O prazo é de 180 dias. Os dois empreendimentos também deverão integrar os leilões de energia a serem realizados em 2010.
Os técnicos da empresa concluíram que os locais onde elas vão ficar possuem grande biodiversidade com centenas de espécies de plantas, peixes e animais terrestres. Apesar disso, a EPE está convencida de que o impacto ambiental dos empreendimentos será menor que o habitual, porque as usinas serão construídas a fio d'água, com área alagada menor que a média das usinas brasileiras.
Além de São Manoel e Foz do Apiacás, a EPE vai protocolar em março os estudos de impacto ambiental das usinas Teles Pires, que terá 1.820 megawatts (MW) de potência, e Sinop com 430 MW, localizadas no Rio Teles Pires (MT).
Fonte:
10/03/2010 17:41
Artigos Relacionados
CAS vai discutir impactos sociais da construção de usinas hidrelétricas em Rondônia
Programas ambientais reduzem impactos nas obras da BR-163
Ciclo de vida dos produtos pode amenizar impactos ambientais
CMA examina projeto que reduz impactos ambientais na Copa de 2014
Instituto de Curitiba promove oficina sobre impactos ambientais na Copa
Parque da Bocaina realiza ação para minimizar impactos ambientais