Ibama ganha ação para tirar do ar site falso que utilizava o nome do instituto



A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, a suspensão do domínio na internet que utilizava indevidamente a sigla do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O endereço eletrônico é mantido pela Globodata do Brasil Provedor de Internet Ltda.

O instituto acionou a Justiça para que o Conselho Gestor da Internet cancelasse o domínio www.ibama.com.br, assim como outros que tivessem o nome da autarquia. A ação também determina que não seja renovado e nem permitido a inscrição do endereço eletrônico 'ibama.com.br', a não ser pelo próprio instituto.

Em defesa da autarquia, a Procuradoria Federal no Estado do Paraná (PF/PR) alertou para o fato do site manter anúncios comerciais totalmente estranhos à atuação institucional da autarquia federal. Segundo a procuradoria, na página eletrônica há, inclusive, a sugestão sobre a possibilidade de compra de licenças ambientais, entre outras facilidades irresponsavelmente relacionadas ao nome, à imagem, e à atuação do órgão.

A Procuradoria Federal lembrou que antes de ajuizar a ação, o Ibama solicitou à Globodata que retirasse a página da internet ou reformulasse seu endereço. A autarquia esclareceu que o site institucional www.ibama.gov.br é acessado diariamente por milhares de pessoas interessadas na atividade do instituto e que estava havendo confusão com o domínio "ibama.com.br". A PF/PR é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.


Fonte:
AGU



19/01/2011 17:48


Artigos Relacionados


Alerta sobre falso e-mail enviado em nome dos Correios

Correios alerta população sobre falso e-mail em nome da instituição

AMIR LANDO NÃO ACEITA TIRAR ISENÇÃO DE IR "DE QUEM GANHA MENOS"

Site que identifica oportunidades comerciais para empresas ganha nova versão

Servidores do Ibama alertam para o risco da criação do Instituto Chico Mendes

Depois de ação de hackers, IBGE tira site do ar para manutenção