Ibama intensifica combate ao desmatamento no nordeste do Mato Grosso
A operação Guardiões do Araguaia já lavrou 20 autos de infração com multas que somam mais de R$ 12,8 milhões na região nordeste do estado de Mato Grosso, principalmente, nos municípios de Confresa, Vila Rica e São Félix do Araguaia. A operação envolve agentes ambientais federais dos estados de GO, MT e RS, que verificam polígonos de desmatamentos em campo identificados por meio de imagens de satélite. Além disso, há o registro de denúncias recebidas na base operativa montada na cidade de Confresa.
Segundo o chefe da Operação, Stanley Vaz dos Santos, “o total de área embargada já chega a 2.171,55 hectares e deve aumentar consideravelmente uma vez que são apenas treze dias de operação”.
Entre as infrações que estão ocasionando a destruição da floresta amazônica na região, as mais frequentes tem sido a derrubada da vegetação seguida de queima da área e o incessante e gradativo uso do fogo até a completa destruição para a formação de pastagens.
Foi verificada, também em campo, a técnica de anelamento do caule das árvores (retirada da casca e de uma fina camada lenhosa), o que obstrui o fluxo de seiva elaborada que alimenta toda a planta na tentativa, uma estratégia usada para confundir a fiscalização.
Fonte:
Ibama
31/05/2011 19:47
Artigos Relacionados
Ibama embarga área de 700 hectares de desmatamento ilegal em Mato Grosso
Governo de Mato Grosso do Sul intensifica ações contra dengue
Ibama apreende madeira ilegal em Mato Grosso
Senadores vão a Mato Grosso investigar situação de desmatamento no estado
João Pedro condena aumento do desmatamento no Mato Grosso
Jayme Campos nega aumento de desmatamento em Mato Grosso