João Pedro condena aumento do desmatamento no Mato Grosso




O senador João Pedro (PT-AM) condenou em Plenário, nesta quarta-feira (18), o aumento do desmatamento na região amazônica - sobretudo, no Mato Grosso - registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) nos meses de março e abril deste ano.

Parabenizando a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, pela criação de um gabinete de crise especialmente para combater as derrubadas recentes na região, João Pedro disse considerar fundamental a compatibilização do desenvolvimento agrícola com a proteção ambiental.

- A ciência já oferece ferramentas para nós não destruirmos a natureza de nossa Amazônia. Nós precisamos mudar essa cabeça do século 19 e achar que temos que derrubar para produzir. Nós temos que encontrar esse ponto da floresta em pé, da água límpida, e do campo produzindo - disse.

João Pedro afirmou que os debates sobre o novo Código Florestal precisam ter por base um compromisso ético com as gerações futuras, de modo a não destruir os biomas, as florestas e os rios brasileiros.

Em aparte, o senador Jayme Campos (DEM-MT) tachou de oportunistas as notícias de aumento do desmatamento em seu estado. Ele lançou dúvidas sobre a confiabilidade dos dados divulgados pelo Inpe e manifestou apoio ao texto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-CE) para o novo Código Florestal, que segue em debate na Câmara dos Deputados.



18/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos nega aumento de desmatamento em Mato Grosso

Ibama intensifica combate ao desmatamento no nordeste do Mato Grosso

Senadores vão a Mato Grosso investigar situação de desmatamento no estado

Ibama embarga área de 700 hectares de desmatamento ilegal em Mato Grosso

Dados recentes mostram redução do desmatamento no Mato Grosso, diz Jayme Campos

Juvêncio condena renúncia de R$ 370 milhões por governador do Mato Grosso do Sul