Ibama lança publicação sobre produção florestal do País



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou na terça-feira (19) a publicação “DOF: Informação estratégica para a gestão florestal no Brasil: período 2007-2009”, apresentando os dados sobre a produção florestal do País a partir das informações disponíveis no Sistema Documento de Origem Florestal (DOF) e nos sistemas estaduais integrados.

Lançado em setembro de 2006, o Sistema DOF permite avaliar toda a comercialização de produtos madeireiros de origem nativa. Os números correspondem ao período de janeiro de 2007 a dezembro de 2009 e são referentes a todas as movimentações registradas no sistema.

Segundo o coordenador-geral de Autorização do Uso da Flora e Florestas, Carlos Fabiano Cardoso, essa publicação é resultado da transparência possibilitada pelo Sistema DOF e demonstra também que o sistema tem ajudado na regularização da atividade florestal. “Com a implantação do Sistema DOF, houve um aumento de até 74% no número de pessoas registradas no Cadastro Técnico Federal entre aqueles que exercem atividades relacionadas à questão florestal”, afirma Cardoso.

O sistema registrou nos três anos  - 2007 a 2009 - a movimentação de cerca de 21 milhões de metros cúbicos de madeira serrada, o equivalente a mais de 500 mil caminhões. Considerando-se todos os produtos, a atividade florestal registrada no Sistema DOF alcançou R$ 17,9 bilhões, com média anual de R$ 5,9 bilhões. Segundo Cardoso, a movimentação é, na prática, ainda maior, pois vários usuários emitem DOF sem informar o valor da mercadoria e, no levantamento, não constam os dados dos sistemas de controle estaduais não integrados.

Segundo o coordenador-geral, a falta de integração do Sistema DOF com os sistemas estaduais dificultou uma análise mais completa dos dados sobre a produção de madeira nativa no País, sobretudo com relação aos estados de Mato Grosso, Maranhão, Pará e Rondônia, maiores produtores de madeira da Amazônia Legal. “Recentemente, alguns estados que operavam com sistema próprio aderiram ao Sistema DOF. Com o passar do tempo, vamos conseguir divulgar toda a movimentação de produtos florestais disponíveis nos sistemas eletrônicos de controle florestal”, conclui.

De acordo com o presidente do Ibama, Curt Trennepohl, “com o Sistema DOF, agora, é possível mudar a forma de o Ibama operar em termos de planejamento e ações de fiscalização, aprimorando o serviço de inteligência, trazendo foco mais claro para os grandes degradadores.”

Além de dados sobre a comercialização dos produtos florestais, como madeira em toras, madeira serrada, lenha e carvão, a publicação fornece ainda dados sobre exportação, principais usos da madeira, espécies mais comercializadas, principais rotas da madeira proveniente da Amazônia Legal, número de usuários do sistema, principais municípios fornecedores e recebedores de madeira serrada, entre outros.

Leia a publicação na íntegra.

 

Fonte:
Ibama



20/04/2011 12:11


Artigos Relacionados


Anvisa lança publicação com normas para produção e venda de equipamentos médicos

Publicação do Ipea avalia setor de transportes e falhas na produção de arroz no País

Ipea lança publicação que avalia políticas públicas do País nesta terça

Ipea lança publicação sobre economia do Brics

CCDH lança publicação com alerta sobre a Alca

CCDH lança publicação com alerta sobre a Alca