Anvisa lança publicação com normas para produção e venda de equipamentos médicos



Uma parceria entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou nesta terça-feira (24), em São Paulo, o “Compêndio da Legislação Sanitária de Dispositivos Médicos”. A publicação tem como objetivo orientar os fabricantes com relação às normas para produção e comercialização de equipamentos e materiais médico-hospitalares.

O compêndio, que reúne toda a regulamentação sanitária para o setor, foi lançado durante a 18ª edição da Feira Hospitalar, que termina na próxima sexta-feira (27).

Na ocasião, também foi assinado o Regimento Interno do Acordo de Cooperação entre as instituições, firmado em 2010, que pretende fortalecer atividades ligadas ao desenvolvimento industrial do País. 


Curso e palestras

Anvisa, ABDI e Sebrae também promovem, em São Paulo, o Curso Básico de Registro de Produtos para a Saúde, com foco em Boas Práticas de Fabricação (BPF) e palestras temáticas. As atividades da capacitação devem atingir mais de 80 empresas. 

Durante o curso, serão abordados temas como gerenciamento de risco, controle eletrostático, certificação de dispositivos médicos, biomateriais e polímeros, além de registro de softwares e dispositivos médicos. O curso acontece entre os dias 23 e 27 de maio, fora da Feira Hospitalar.

Já no ambiente do evento acontecem palestras temáticas sobre dispositivos médicos. Dentre os temas estão o combate à pirataria, gerenciamento de risco, tecnovigilância e regulamentação de implantes ortopédicos.

Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, as ações vão contribuir para a disseminação do conhecimento em vigilância sanitária. “A Feira Hospitalar reúne profissionais de diversas áreas da saúde e é um ambiente propício para abordar conteúdos técnicos e de regulação, essenciais para a promoção da saúde da população”, destaca.


Fonte:
Anvisa



24/05/2011 20:50


Artigos Relacionados


Anvisa pode ultrapassar prazo de 90 dias para registro de equipamentos médicos

Anvisa lança publicação que reúne legislação de produtos para saúde

Ibama lança publicação sobre produção florestal do País

Dornelles comemora publicação de normas para empresa individual limitada

Senado entrega equipamentos médicos para uso na rede pública do DF

Anvisa atualiza normas para transporte de restos mortais no País