Ibama traça plano com 1.300 operações de fiscalização em 2011



O Ibama divulgou que realizará, ao longo do próximo ano, 1.300 operações de fiscalização para combater ilícitos ambientais como desmatamento ilegal, biopirataria, pesca predatória, queimadas não autorizadas, tráfico de animais e degradação de áreas com o plantio de organismos geneticamente modificados.

O local e a data de cada operação estão previstos no Plano Nacional de Proteção Ambiental (PNAPA 2011), planejado pelos chefes e coordenadores de todos as unidades do instituo no País. Mesmo com a agenda pronta,  o presidente do Ibama, Abelardo Bayma, prometeu surpresas no plano. “Aqueles que pensam que o Ibama só combate o desmatamento ilegal vão se surpreender. As novas frentes qualitativas da ação da fiscalização farão a diferença em 2011”, afirmou.

No planejamento da fiscalização para o próximo ano, o Ibama ampliou seu leque de operações de 800 para 1.300, dentro do mesmo escopo orçamentário de 2010 e contando com a mesma estrutura logística. “Isto significa um acréscimo de produtividade na ação do instituto”, definiu o diretor de Proteção Ambiental, Luciano Evaristo. As operações de fiscalização do Ibama já começam em janeiro.

Segundo o Ibama, o instituto atuará firmemente contra a biopirataria e haverá também operações na área de biossegurança. O PNAPA também prevê a realização de operações de caráter nacional e de grande vulto para combater os ilícitos ambientais e o uso de inteligência para identificar os responsáveis.


Fonte:
Ibama



10/12/2010 19:15


Artigos Relacionados


Ibama planeja 1,3 mil operações de fiscalização para próximo ano

Comissão de Mudanças Climáticas traça plano de trabalho

SUBCOMISSÃO DE CINEMA TRAÇA PLANO DE ATIVIDADES PARA 2000

Ibama autoriza início das operações do gasoduto Caraguatatuba/Taubaté

Ibama autoriza operações da Usina Hidrelétrica de Ponte de Pedra

Comissão traça novos horizontes para Plano de Prevenção do Cerrado