IBGE divulga nova Análise dos Dados da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (21) o relatório Análise dos Dados da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) dos Sistemas GNSS – 2001 a 2005. Na prática, são sistemas de navegação por satélites, como por exemplo, o GPS. 

A RBMC é composta de estações cujas informações permitem calcular as coordenadas mais precisas do País, podendo fornecer a qualquer usuário localizações com precisão de milímetros. Pode ser utilizada tanto para apoiar o projeto, construção e monitoramento de grandes obras de engenharia, como estradas, pontes e barragens, quanto na demarcação de terras indígenas, quilombolas e áreas de proteção ambiental, entre outros, além de auxiliar no monitoramento de veículos.

Na publicação estão disponíveis indicadores e análises que permitem avaliar a qualidade dos dados e verificar o desempenho do funcionamento das estações existentes. Tendo em vista o grande número de aplicações em que a RBMC é empregada, torna-se importante fornecer tais informações de forma que seja possível aos seus usuários avaliar o funcionamento da rede e empregar tais informações no planejamento de suas atividades.

O relatório pode ser acessado na página eletrônica.


Fonte:
IBGE



21/09/2011 20:16


Artigos Relacionados


IBGE divulga relatório sobre rede de monitoramento

Ministério divulga dados do monitoramento do plantio da soja na Amazônia

IBGE divulga dados preliminares do Censo 2010 nesta quinta

IBGE divulga retrospectiva de 15 anos de rede que monitora satélites

Rede acadêmica brasileira ganha reforço para armazenar dados

Itamaraty divulga dados sobre cooperação brasileira no desenvolvimento internacional