IBGE divulga retrospectiva de 15 anos de rede que monitora satélites



A Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS —Sistemas de Navegação Global por Satélites, como o norte-americano GPS ,Sistema de Posicionamento Global —, completa 15 anos no próximo dia 13 de dezembro, e as atividades da rede desde a sua criação estão disponíveis em uma publicação lançada nesta quarta-feira(30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A publicação Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS - 15 anos - 1996 a 2011 traz detalhes do histórico e de operações da rede.

A RBMC é composta de estações cujas informações permitem calcular as coordenadas  Do País, podendo fornecer aos usuários localizações com precisão de milímetros. Segundo o IBGE, os dados podem utilizados tanto para apoiar o projeto, construção e monitoramento de grandes obras de engenharia, como estradas, pontes e barragens, quanto na demarcação de terras indígenas, quilombolas e áreas de proteção ambiental, entre outros, além de auxiliar no monitoramento de veículos.

Em 1996, o IBGE iniciou a implantação e operação da RBMC, a primeira deste tipo na América do Sul, com a instalação das estações de Curitiba (PR) e Presidente Prudente (SP) e a integração das estações de Fortaleza (CE) e Brasília (DF).

As estações da RBMC recebem os sinais de satélites artificiais com alta precisão, ajudando, através da interconexão com redes de outros países e continentes, a melhorar a qualidade dos sistemas envolvidos . Atualmente são 85 estações instaladas, 6 em fase de conclusão de instalação e testes e 2 em fase de projeto e instalação.


Fonte: IBGE



30/11/2011 16:32


Artigos Relacionados


IBGE divulga relatório sobre rede de monitoramento

IBGE divulga nova Análise dos Dados da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS

Laboratório brasileiro integra rede que monitora resistência do HIV a remédios

IBGE atualiza informações da Rede Altimétrica de Alta Precisão

IBGE divulga que 79% da população já foi recenseada

Ibge divulga IPCA de agosto em 0,04%