ICMBio prepara lista vermelha de espécies ameaçadas no Brasil



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) pretende avaliar, até o final do ano, 2.500 espécies de vertebrados invertebrados da fauna brasileira, para compor a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas no Brasil. 

A meta foi anunciada na quinta-feira (13), durante o colóquio “A Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção”, que termina nesta sexta-feira (14) no Senado Federal. 

Desde o final de 2010 até este mês, o total de espécies avaliadas passou de 634 para 1.414 espécies. Além do instituto, também contribuem para a avaliação o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).

“Até dezembro devemos chegar próximo de 2.500 espécies avaliadas, com a previsão de atingir, até 2014, a meta de 10 mil espécies previstas”, revelou a técnica da Coordenação de Avalização do Estado de Conservação da Biodiversidade (Coabio/ICMBio) Rosana Subirá.

Maior edição

Segundo o Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias, uma série de medidas deverão ser sobrepostas para poder quantificar e assegurar a proteção das espécies. “Lançamos recentemente um atlas, uma iniciativa muito boa que mostra o papel significativo das unidades de conservação na proteção de fauna ameaçada, mas precisamos saber cada vez mais”, frisou o Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias.

A revista eletrônica “Biodiversidade Brasileira”, lançada pelo instituto também registra as novidades a respeito de espécies ameaçadas. No entanto, aponta Dias, a maior expectativa está na lista oficial. “Nosso compromisso é assim que concluirmos a atualização da avaliação das espécies ameaçadas, que possamos, ainda nesse governo, lançar a maior versão do livro vermelho da fauna ameaçada, além de publicar o livro vermelho da flora ameaçada de extinção”.

Planos de ação 

Outra medida divulgada pelo governo nessa quinta-feira (13) indica que, até 2014, ficarão pronto os planos de ação para conservação da fauna.

“Vamos correr para que até o fim do governo Dilma tenhamos 100% dos planos de ação e mais ainda, uma ação pragmática junta à sociedade para que a gente não continue ampliando a nossa lista e não continue pregando as nossas espécies”, disse o presidente do ICMBio, Rômulo Mello.

Segundo ele,  houve um avanço a partir da elaboração do Atlas de Espécies Ameaçadas em UC Federais. “ Não basta só saber se uma espécie está em unidade de conservação, precisamos descobrir também se uma unidade de conservação está efetivamente protegendo a espécie e se é representativa na proteção desse espécie”, ressaltou.


Fonte:
ICMBio



14/10/2011 17:59


Artigos Relacionados


Livro traz lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção

ICMBio identifica que 60 espécies de tubarões e arraias no País estão ameaçadas

ICMBio abre consulta para revisão do Atlas de Espécies Ameaçadas de Extinção

ICMBio lança planos de ação para proteger cinco espécies ameaçadas

Brasil possui 819 espécies raras de peixes de água doce ameaçadas de extinção, revela estudo

Cientistas melhoram compostos de espécies vegetais ameaçadas