Cientistas melhoram compostos de espécies vegetais ameaçadas



O Laboratório de Biologia Celular (Biocel), do departamento de botânica, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), realiza estudos para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e de baixo custo para estabelecer programas eficientes visando à conservação e a produção de compostos vegetais biologicamente ativos. 


Entre as espécies vegetais trabalhadas, destaca-se a Ocotea catharinensis, conhecida como canela-preta, que hoje se encontra na categoria de vulnerável, segundo a International Union for the Conservation of Nature (IUCN). 


De acordo com André Santos, do programa de pós-doutorado no Biocel, a aplicação da técnica de embriogênese somática (produção in vitro de embriões) nesta espécie tem possibilitado a conservação de material genético da canela-preta, além de permitir a exploração sustentável de metabólitos secundários produzidos por esta espécie.

 

Os metabólitos secundários são compostos orgânicos, cuja produção está diretamente envolvida em processos de crescimento e desenvolvimento vegetal.  “Com os estudos in vitro, abrem-se outras possibilidades para tentarmos incrementar a produção destes metabólitos com potencial, por exemplo, para a indústria farmacêutica”, diz Santos.

 

Estudos já realizados no Laboratório de Química de Produtos Naturais (LPQN), do Instituto de Química (IQ) da USP, que é coordenado pelo professor Massuo Kato, demonstraram a ação antioxidante de neolignanas (metabólito secundário) extraídos de folhas e embriões somáticos de canela-preta. 


A canela-preta é uma espécie arbórea da familia Lauraceae e ocorre no estado de São Paulo e na região Sul do País. Apesar de sua importância econômica, Santos lembra que os estudos relacionados à conservação e exploração sustentável da espécie ainda são escassos. 

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



17/09/2010 18:07


Artigos Relacionados


Obra mapeia espécies vegetais ameaçadas de extinção em SP

Livro do Instituto de Botânica reúne espécies vegetais ameaçadas em SP

Livro traz lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção

ICMBio prepara lista vermelha de espécies ameaçadas no Brasil

Senado promove colóquio sobre espécies ameaçadas de extinção

Governo define regras para proteger espécies ameaçadas de extinção