Ideli anuncia crescimento das exportações de Santa Catarina
A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), listou várias estatísticas econômicas de Santa Catarina que demonstram o crescimento das exportações do estado, que segundo ela são resultantes da política de comércio exterior adotada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela recomendou que todos os senadores façam os mesmos levantamentos em relação aos seus estados e verifiquem que as ações governamentais neste setor repercutiram em nacionalmente em 2003 e neste ano.
- Outro dado importante a ser salientado é que, além do crescimento geral dos indicadores de exportações, foi registrada também a diversificação da carteira de países importadores - revelou a senadora.
Santa Catarina, informou ela, exportou três vezes mais para os países da União Européia do que para os Estados Unidos entre 2003 e 2004 e, apenas para China, houve um crescimento de 111% nas taxas de exportação do estado, no mesmo período. Somente para a Argentina, acrescentou ainda Ideli, houve um crescimento de 103% nas exportações catarinenses. Também foram incrementadas as vendas para os países asiáticos e árabes, disse a senadora.
A relevância do fato, explicou, está em que, apesar de o Brasil ainda ter nos Estados Unidos seu principal parceiro, nosso país não fica em posição de dependência em relação àquela nação para realizar a venda de seus produtos. Aconteceu, inclusive, noticiou Ideli, um decréscimo na quantidade exportada para aquele país, mas isso não significa, explicou, uma diminuição das exportações do país e do estado, mas sim um sinal positivo de diversificação.
- Esse grande parceiro não é mais visto como aquele que ou nós mantemos ou não teremos alternativas. Isto não, porque as exportações estão sendo diversificadas.
A senadora disse que seu estado registrou crescimento da exportação em todos os setores, com exceção dos produtos suínos, com destaque para os produtos industrializados. Esse fato positivo, disse ela, contribuiu inclusive para que Santa Catarina registrasse o mais baixo índice de desempregados do país, de 4,5%.
Ela afirmou ainda que o novo cenário de exportações é importante porque está cada vez mais complicada a entrada do Brasil na Área de Livre Comércio das Américas (Alca), prevista inicialmente para ocorrer em 2005. Isto porque o governo federal está realmente priorizando parcerias com as outras regiões do mundo.
Desemprego
A senadora aproveitou para anunciar que irá fazer um discurso na segunda-feira (26) para tratar das diferentes estatísticas sobre a taxa de desemprego nacional. Segundo ela, enquanto alguns institutos de pesquisa apontam aumento no número dos desempregados, outros indicam elevação no número de vagas.
23/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli Salvatti anuncia ida do presidente Lula a Santa Catarina
Ideli fala do socorro a Santa Catarina
Ideli destaca ações do PT no governo de Santa Catarina
Ideli registra dinamismo da economia de Santa Catarina
Ideli Salvatti comemora pavimentação de trecho da BR-282 em Santa Catarina
Ideli registra redução das tarifas de energia em Santa Catarina