Ideli comemora aumento das vendas de feijão e de arroz



Ao comentar recente pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a líder do PT no Senado Federal, senadora Ideli Salvatti (SC), comemorou nesta terça-feira (5), em Plenário, o aumento do consumo de feijão e de arroz no país em 2006. A senadora disse que os dados da pesquisa indicam uma melhoria na condição de vida dos brasileiros.

VEJA MAIS

Ideli informou que a pesquisa da Conab mostra elevação de 4,8% no consumo de feijão em 2006. Enquanto a média anual da venda de feijão entre 2001 e 2005 ficou em torno de 2 milhões de toneladas, disse a senadora, a previsão da Conab é de que em 2006 as vendas podem ser superiores a 3,3 milhões de toneladas.

Quanto ao arroz, completou Ideli, o consumo em 2006 será de 13,2 milhões de toneladas, um aumento de 1,5% se comparado a 2005. Isso significa, disse a senadora, vendas 5,6% maiores que a média dos últimos cinco anos: 12,5 milhões de toneladas de arroz vendidas por ano.

Esses dados, afirmou Ideli, refletem o crescimento, em torno de 11%, do consumo das famílias das classes D e E, proporcionado pelo aumento do salário mínimo e pelos programas de transferência de renda, como o Bolsa-Família.

- Com esses números extremamente alvissareiros, verifica-se o aumento do consumo do nosso tão querido, gostoso e saboroso arroz com feijão, que é a base da alimentação do povo brasileiro - comemorou Ideli.

Mino Carta

Ao final do pronunciamento, Ideli cumprimentou o jornalista Mino Carta (da revista Carta Capital) por ter sido homenageado com o prêmio Jornalista do Ano concedido pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (Acie). Ela ressaltou que 120 jornalistas de mais de 30 países, que trabalham no Brasil, escolheram o jornalista como homenageado.

Logo depois, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) afirmou que Mino Carta "é um dos piores caracteres do Brasil". Em referência a Ideli, Antonio Carlos Magalhães lamentou que um parlamentar "dê confiança a um homem que se vende inteiramente ao governo". Ideli disse que todos os senadores merecem respeito e reivindicou o direito de expressar suas opiniões, mesmo que outros senadores ou senadoras não concordem.



05/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli comemora crescimento nas vendas da indústria

Ideli comemora aumento na geração de empregos

Ideli comemora aumento na renda das famílias pobres

Embrapa disponibiliza novas variedades de arroz e feijão

Ideli Salvatti comemora aumento da oferta de crédito imobiliário

Ideli comemora aumento de investimentos do governo no primeiro trimestre