Ideli comemora interiorização da Universidade Federal de Santa Catarina



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) comemorou, nesta segunda-feira (11), o movimento de expansão do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o interior do estado, depois de ter concentrado suas atividades em Florianópolis durante 45 de seus 47 anos de existência.

- Desde o final de 2005 e início de 2006, a universidade começou a atravessar a ponte. Agora, estamos na fase da instalação de três campi. Vamos ter três estruturas no interior do estado: uma ao sul, outra ao norte e outra a oeste - explicou ela.

Para Ideli, o processo estimulará o aprofundamento da produção científica da instituição. Ela destacou que a UFSC já é a primeira universidade federal em produção científica do país e a terceira quando consideradas todas as universidades públicas, atrás da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Campinas (Unicamp).

A senadora lamentou, no entanto, que Santa Catarina seja o segundo pior estado do país quando considerada a relação entre os jovens em idade universitária (entre 18 e 25 anos) e o número de vagas oferecidas nas universidades públicas.

- Só temos a universidade federal, que oferece cerca de 20 mil vagas, e outra estadual (Udesc), com cerca de oito mil. Essa oferta não corresponde nem a 10% do número de estudantes do ensino superior do estado - disse ela.

Ideli também comentou dados do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que deu nota máxima a mais de um quinto das instituições de ensino superior públicas avaliadas. O Enade, ressaltou Ideli, constatou ainda que os bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni), do governo federal, tiveram um desempenho superior ao dos demais estudantes.

Em aparte, o senador Wilson Matos (PSDB-PR), que estudou na Universidade Federal de Santa Catarina, se disse feliz por saber que a instituição está indo para o interior. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), por sua vez, disse que o Brasil inteiro deveria ser como Santa Catarina em matéria de educação. Já a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) elogiou o estado por ter sempre valorizado e priorizado o tema.

11/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli Salvatti comemora pavimentação de trecho da BR-282 em Santa Catarina

Ideli comemora cobertura total de serviço de emergência em Santa Catarina

Ideli Salvatti comemora expansão dos ensinos superior e profissionalizante em Santa Catarina

Ideli comemora assinatura de convênios da Caixa e entrega de condomínio em Santa Catarina

Ideli comemora resultados de políticas federais na área de educação em Santa Catarina

Mão Santa defende interiorização do ensino público universitário federal