Ideli comemora operações da Polícia e da Receita Federal



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) comemorou o resultado de duas operações realizadas pela Polícia Federal (PF), divulgadas nos últimos dias, que culminaram com a prisão de uma quadrilha que se preparava para assaltar dois bancos em Porto Alegre e de fiscais do Ibama do Rio de Janeiro que estavam falsificando laudos ambientais. Ela também aplaudiu a iniciativa da Receita Federal de cruzar dados fiscais de pessoas físicas com suas faturas de cartões de crédito, que implicou em multa a 900 contribuintes que se declararam isentos do Imposto de Renda (IR), ao mesmo tempo em que pagaram milhares de reais nas faturas de seus cartões.

- A Receita descobriu um caso de um determinado cidadão que tinha se declarado isento mas que tinha pago faturas de cartões de crédito de aproximadamente R$ 232 mil. O cruzamento dos dados das faturas dos cartões com as declarações de Imposto de Renda é um mecanismo eficiente para detectar pessoas que cometem crime tributário - afirmou Ideli Salvatti.

Sobre a prisão de um terço dos fiscais do Ibama no Rio de Janeiro, a senadora disse que foi uma demonstração de como a PF, durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva, tem atuado "de forma republicana", prendendo quem deve ser preso, independente de filiação partidária ou outra implicação política.

Já a prisão dos envolvidos na tentativa de assaltar bancos em Porto Alegre foi considerada por Ideli como um duro golpe no crime organizado. Ela afirmou que as forças de repressão do Estado estão no caminho certo quando conseguem reaver ou dificultar que criminosos tenham acesso ao dinheiro roubado.

Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) cobrou a instalação de uma operação "mãos limpas" no Brasil como única forma de vencer o crime organizado. Já o senador Romeu Tuma (PFL-SP) destacou a importância da polícia investir em inteligência para enfrentar os criminosos. Por sua vez, o senador João Alberto Souza (PMDB-MA) observou que somente com vontade política o país vencerá o crime organizado.

04/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Receita Federal e Polícia Federal realizam Operação Heráclidas

Duas operações da Polícia Federal combatem desvios de verba e fraudes

Pedro Simon analisa desempenho do Judiciário em relação a operações da Polícia Federal

Polícia Federal realiza duas operações para prender envolvidos em fraudes previdenciárias

Polícia Federal, Receita e CGU deflagram operação Déjà Vu II

Polícia Federal desmonta organização criminosa que fraudava a Receita