Ideli demonstra otimismo com reunião na Dinamarca que definirá futuro pós-Protocolo de Kyoto
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse esperar bons resultados para o planeta da 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (Cop15), que será realizada em dezembro na capital da Dinarmarca, Copenhagen. De acordo com a senadora, o governo brasileiro deseja que a conferência sirva para a revisão, ampliação e prorrogação das medidas sugeridas pelo Protocolo de Kyoto, cujo prazo termina em 2012.
Na semana passada, informou Ideli, foram realizadas reuniões preparatórias para a Cop15 em Bonn, na Alemanha, quando o Brasil apresentou proposta ousada: diminuição de 40%, entre 2013 e 2020, nas emissões de gases de efeito estufa pelos chamados países ricos.
Supermercados e meio ambiente
Ideli também informou que a Exposuper 2009 (convenção catarinense de supermercadistas) será realizada de 16 a 18 de junho em Santa Catarina. Essa edição da Exposuper, disse a senadora, será voltada a temas relacionados ao meio ambiente, sendo debatidas, entre outras questões, a procedência das carnes e os produtos orgânicos.
Entre as entidades que apóiam o evento, informou a senadora, está a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) que, em conjunto com o Ministério Público do Pará, conseguiu que várias redes de supermercados no Brasil deixem de comprar carne de boi proveniente de áreas desmatadas do Pará. Estados como Rondônia e Mato Grosso estariam estudando a adoção dessa medida, adiantou Ideli.
Em aparte, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse não concordar com a ideia.
- Acho que é uma medida muito arbitrária, tem que ver o passado histórico dessas propriedades. Acho que isso tem que ser revisto sob pena de prejudicar a economia de estados em desenvolvimento como Rondônia, Mato Grosso e outros - argumentou.16/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado o Protocolo de Kyoto
Atualizações sobre as negociações do Protocolo de Kyoto
CRE debate Protocolo de Kyoto em audiência pública
Protocolo de Kyoto pode ser avaliado pela CRE
Vanessa Grazziotin defende renovação do Protocolo de Kyoto
Aprovação do Protocolo de Kyoto põe o Brasil na vanguarda ambiental