Ideli destaca crescimento do PIB no primeiro trimestre



Ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (1o), a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) destacou a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) registrada no primeiro trimestre deste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país cresceu 1,4% nos três primeiros meses de 2006, quando comparados com os últimos três meses de 2005. Ideli, líder do PT no Senado, também ressaltou que desta vez o mercado interno - e não as exportações - foi o único responsável pelo crescimento da economia.

Para a senadora, isso seria uma prova de que a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas de intenção de voto para presidente não são apenas resultado de propaganda, mas de "ações concretas adotadas pelo governo", as quais teriam estimulado a retomada da expansão econômica. A taxa de 1,4% é a maior dos últimos seis trimestres.

Ideli afirmou ainda, em seu discurso, que "a distribuição de renda gera crescimento". Ela lembrou que um estudo do Banco Mundial apontou o Bolsa-Família como o programa de transferência de renda mais eficiente da América Latina do ponto de vista quantitativo, já que 73% dos recursos desse programa chegariam efetivamente aos 20% mais pobres da população.

- Isso desmonta a lógica segundo a qual só podemos dividir depois de crescer - declarou a líder do PT.

01/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli comemora aumento de investimentos do governo no primeiro trimestre

Brasil tem crescimento significativo no primeiro trimestre, diz Marta Suplicy

Jayme Campos lamenta ‘crescimento pífio’ da economia no primeiro trimestre

Expectativa é de crescimento industrial moderado no primeiro trimestre, afirma Tombini

Ideli destaca crescimento da massa salarial em 2006

Ideli destaca índices de crescimento da renda no governo Lula