Ideli destaca resultados favoráveis ao governo da pesquisa CNI/Ibope



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) registrou nesta quarta-feira (8) os resultados favoráveis ao governo e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva obtidos pela pesquisa de opinião pública encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope, que entrevistou 2002 eleitores em 140 municípios. Ela ressaltou que a pesquisa, chamada CNI/Ibope, aponta crescimento nos índices de aprovação do governo e na popularidade do presidente Lula.

De acordo com a pesquisa, a aprovação do governo pulou de 55% em setembro para 62% em novembro, enquanto a desaprovação caiu de 36% para 30%. O nível de confiança, ou popularidade, do presidente cresceu de 58% em setembro para 63% em novembro e o percentual dos que não confiam nele caiu de 35% para 33%.

Para a senadora, a surpresa ficou por conta dos índices - os melhores do governo - de avaliação da área social, a mais criticada na gestão petista. Ideli assinalou que 42% dos entrevistados afirmaram que as ações de combate à fome e à pobreza são o que governo tem feito melhor. Em setembro, o percentual era de 36%. Em segundo lugar, com 16% dos entrevistados, ficou o combate ao desemprego, acompanhado das ações em educação e saúde com 15% cada.

A senadora ainda ressaltou a reavaliação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) da estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2004. É a terceira vez este ano que o Ipea revê sua projeção. Em março, o crescimento do PIB estava estimado em 3,4%; em setembro passou a 4,6%; e em dezembro avançou para 5,2%. Ideli ainda citou declaração do diretor de Estudos Macroeconômicos do Ipea, Paulo Levy, que prevê uma expansão da economia no próximo ano de 3,8%. A diferença é que, em vez das exportações, a mola propulsora da economia será a demanda interna.

>
Arthur Virgílio diz que governo não deve "entrar em delírio" com avaliação positiva



08/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli comemora resultados positivos da pesquisa CNT/Sensus para o governo

Ideli comemora resultados da pesquisa CNT/Sensus

Ideli comemora resultados positivos para o governo federal em pesquisas de opinião

Ideli destaca pesquisa que aponta tendência do eleitorado para eleger mulheres

Ideli aponta condições favoráveis à economia catarinense e brasileira

Pesquisa do CNI/Ibope mostra Dilma com 73% de aprovação