Ideli diz que programa habitacional não é eleitoreiro
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) criticou nesta quinta-feira (26) o que considera "um tratamento no mínimo equivocado" dado pela imprensa e pela oposição ao programa habitacional lançado ontem (25) pelo presidente da República. Na avaliação da senadora o programa é ousado por ser direcionado à população que tem renda entre um e três salários mínimos e não deveria ser taxado de "eleitoreiro".
- O que querem a oposição e determinados segmentos da opinião pública? Que não se governe? Isso beira quase uma interdição. Como se pelo fato de termos eleição em outubro do ano que vem, mais nada se pudesse fazer. Não tentem interditar um governo que tem um projeto claro de crescimento com distribuição de renda e de inclusão social - reclamou.
Ideli disse que o mesmo tipo de crítica foi feita quando o governo resolveu ampliar o número de famílias que recebem o Bolsa Família e aumentar o valor do benefício, pois as decisões foram tomadas um pouco antes das eleições de 2006 e 2008. A senadora observou que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis foi recebida como uma medida acertada porque não beneficia a população mais pobre.
- Quem se beneficia da redução do IPI, além dos efeitos na economia, não é a mesma população do Bolsa Família, do Território da Cidadania e nem da maioria das pessoas que vão se beneficiar com esse programa de um milhão de casas. Quando beneficia a grande maioria da população mais sofrida, aí é eleitoreiro. Quando beneficia setores da classe média, da classe alta, grandes setores produtivos, aí é medida correta - afirmou.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse, em aparte, que o plano significa o reconhecimento pela sociedade da necessidade de caminhar na direção de maior justiça, tornando mais iguais os desiguais. Ele assinalou que o Congresso Nacional poderá fazer sugestões à medida provisória que cria o programa habitacional e que certamente a proposta será aprimorada pelos parlamentares.
26/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
HELOÍSA HELENA QUER MECANISMOS QUE IMPEÇAM USO ELEITOREIRO DO PROGRAMA
PF investiga corrupção em programa habitacional no Rio Grande do Sul
Programa habitacional fortalece a construção civil
Programa habitacional entrega 597 moradias na Paraíba
Programa habitacional atende 500 famílias em Salvador
Programa habitacional alcança 28 mil unidades contratadas