Ideli elogia tentativa de coalizão partidária conduzida por Lula



A líder do PT no Senado Federal, Ideli Salvatti (PT-SC), desejou sucesso ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua tentativa de formar uma coalizão partidária que lhe dê sustentação no Congresso Nacional e garanta a governabilidade em seu segundo mandato. Ideli assinalou que a coalizão seria um "salto de qualidade" nas relações entre o Executivo e o Legislativo, com o que a política brasileira só teria a ganhar.

- Até mesmo para não repetir velhos erros e evitar que determinadas situações voltem a ocorrer - frisou.

A senadora disse também que o presidente Lula, ao conversar institucionalmente com os partidos, está determinado a buscar mudança no comportamento e na prática política. Segundo Ideli, o presidente quer primeiro conseguir uma coalizão em que haja compartilhamento de compromissos e de responsabilidades para então decidir sobre a divisão de espaços dentro do governo.

- O presidente quer antes estabelecer o que fazer e com quem fazer, definir medidas concretas para o segundo mandato sobre crescimento econômico, distribuição de renda e educação, por exemplo - afirmou.

O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), disse em aparte que o presidente Lula está no caminho certo ao tentar unir todos os partidos. Jucá disse ainda que está torcendo para que haja maturidade política suficiente para levar adiante a coalizão.



22/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito apresenta ressalvas a coalizão partidária proposta por Lula

Ideli elogia lançamento da política industrial do governo Lula

Ideli elogia discurso de Cândido Mendes em favor de Lula

Ideli elogia crescimento da economia e ressalta distribuição de renda no governo Lula

Renan participa da decisão do PMDB de aprovar coalizão com Lula

Ideli critica tentativa da oposição de criar clima de crise institucional