Ideli critica tentativa da oposição de criar clima de crise institucional



A líder do PT no Senado Federal, Ideli Salvatti (SC), criticou a oposição por tentar criar um clima de crise institucional, com a proposta de cassação do registro da candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição e sugestão de impeachment do presidente, por suspeita de envolvimento na compra de um dossiê para prejudicar a candidatura de José Serra ao governo de São Paulo.

Ideli refutou a alegação de que teria havido omissão do presidente Lula no episódio do dossiê, argumentando que o caso veio a público a partir de uma ação da Polícia Federal, instituição que está sob as ordens do ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, que, por sua vez, responde diretamente ao Presidente da República.

A senadora contestou, também a tese de que o dossiê contra José Serra beneficiaria a candidatura do presidente Lula. Ela ressaltou que Lula lidera as pesquisas de intenção de voto e perguntou o que ele ganharia com um dossiê contra Serra, que nem é seu opositor na campanha à Presidência da República.

Ideli citou entrevista do professor da Universidade de São Paulo, Dalmo Dallari, à Terra Magazine, para quem essas ameaças estão sendo usadas como cortina de fumaça para que não se pergunte sobre o conteúdo do dossiê. Ela lembrou que, na última quinta-feira (14), o jornal Correio Braziliense publicava reportagem sobre a necessidade de se investigar a atuação dos "sanguessugas" na gestão de José Serra no Ministério da Saúde.

Em aparte, o senador César Borges (PFL-BA) disse que a Polícia Federal é republicana e não está a serviço de governo ou política de governo. Ele lamentou, no entanto, que, no caso do dossiê, a PF esteja privilegiando os criminosos agora presos e não tenha divulgado as fotos do R$ 1,7 milhão apreendido.

Ideli também recebeu apartes dos senadores Sibá Machado (PT-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP), em apoio ao seu pronunciamento.

20/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


SIMON DIZ QUE HÁ TENTATIVA DE SE CRIAR "CLIMA PRÉ-64"

Ideli pede que "clima de otimismo" da sociedade contagie oposição

Renan: Congresso impediu crise institucional e, por isso, crítica de Lula é injusta

Ideli critica falta de debate da oposição sobre ações positivas do governo

Ideli elogia tentativa de coalizão partidária conduzida por Lula

ACM: LIMINAR PODE CAUSAR CRISE INSTITUCIONAL