Ideli esclarece posição do Brasil sobre acordo de urânio com a China



A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), leu da tribuna nesta quarta-feira (26) nota do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, para esclarecer notícias da imprensa sobre o acordo com o governo chinês para fornecimento de urânio não-enriquecido. Segundo a senadora, o ministro informa que o Brasil não assinou nem está em vias de assinar qualquer acordo neste sentido. Para ela, o assunto é muito importante, mas levanta muitas especulações e por isso o ministro achou por bem fazer o esclarecimento.

A proposta do acordo foi aventada por autoridades chinesas durante um debate sobre o programa nuclear brasileiro na Comissão de Ciência e Tecnologia para a Indústria e Defesa Nacional (Costind) - órgão chinês responsável pelas áreas espacial e nuclear. Em resposta, o ministro brasileiro informou que o Brasil não participa do comércio internacional de minério de urânio, afirma Campos na nota.

Ideli acrescentou que o ministro informou que a revisão dessa política dependeria dos resultados de estudo abrangente, de nível interministerial. Em agosto, caso o Brasil conclua o seu programa nuclear, uma posição oficial sobre o tema poderá ser transmitida durante a visita ao Brasil do presidente da Costind, Zhang Yunchuan. A senadora disse que o ministro destacou ainda que a Constituição do Brasil proíbe o uso do conhecimento nuclear para fins bélicos.

A líder comentou ainda a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que atesta que o desemprego atingiu nível recorde em abril nas regiões metropolitanas, com taxa de 13,1%. De acordo com Ideli, a mesma pesquisa aponta que aumento no número de vagas e no número de pessoas procurando emprego. Na opinião da parlamentar, essas tendências sinalizam a ocorrência de aquecimento do setor produtivo, o que faz com que mais pessoas se animem a procurar emprego.

Ideli ponderou ainda que a pesquisa registra os dados apenas nas regiões metropolitanas, não fornecendo um quadro mais amplo da situação do emprego no país. Há aumento significativo do emprego nas pequenas cidades e no meio rural, com a atividade do agronegócio, afirmou a senadora.

Em aparte, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) disse que a oposição esquece que o emprego está crescendo muito nas pequenas cidades.



26/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli lembra realização da conferência internacional sobre o clima e destaca posição do Brasil

Acordo sobre transferência de urânio do Irã pode ser ampliado

Acordo sobre venda de milho à China garante R$ 4 bi ao Brasil

Áudio| Azeredo fala sobre acordo para enriquecimento de urânio do Irã

Ideli Salvatti quer mudanças no acordo comercial com a China na área têxtil

Sarney esclarece sua posição sobre grampo telefônico