Ideli faz homenagem ao Dia Nacional do Samba



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) fez uma saudação especial ao Dia Nacional do Samba, comemorado no último sábado (2), ressaltando que "essa manifestação cultural tem a dimensão da luta, do sofrimento, mas também da alegria contagiante daqueles que almejam a felicidade". Ideli disse ter festejado a data, sexta-feira passada (1º), em um evento popular organizado pelos sambistas de Florianópolis (SC).

Na opinião da senadora, o samba é a marca cultural mais forte do povo brasileiro. Por ter sua origem ligada aos negros africanos - submetidos a três séculos de escravidão no Brasil -, teria em sua raiz o clamor pela liberdade e a luta contra a dor e a opressão. Mas remeteria também, conforme assinalou em seguida, à resistência e a alegria dos que perseguem a felicidade.

Sob essa inspiração, Ideli cantarolou trecho do samba Conselho, gravado por Almir Guineto, que ressalta a importância de lutar e não se deixar abater pelas dificuldades na busca pela felicidade. Segundo a líder do PT no Senado, essa deve ser, inclusive, a meta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu segundo mandato.

Em aparte, os senadores petistas Eduardo Suplicy (SP) e Tião Viana (AC) também aderiram à homenagem ao samba. Suplicy assinalou, inclusive, o reconhecimento pela Justiça da posse da terra por 53 famílias remanescentes de um quilombo em Ubatuba (SP). Tião Viana destacou o mérito dos sambistas em transformar a dor em um ritmo marcado pela alegria e pelo humor. 



04/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli canta na tribuna do Senado em homenagem ao Dia do Samba

Paulo Paim agradece por homenagem de escola de samba

Programa 'Eu quero um samba' homenageia as 'Donas do Samba'

CPTM comemora o Dia Nacional do Samba com show no trem

Ideli afirma que implantar "universidade aberta" será a melhor homenagem a Darcy Ribeiro

Ideli anuncia lançamento do Programa Nacional de Biodiesel