Ideli afirma que implantar "universidade aberta" será a melhor homenagem a Darcy Ribeiro



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse em Plenário, nesta quarta-feira (21), que a melhor maneira de homenagear o intelectual e político Darcy Ribeiro, falecido há dez anos, será garantir a implantação do projeto de uma "universidade aberta", baseada no ensino a distância, com alcance em todo o país.

Em discurso na sessão especial de homenagem a Darcy, a senadora lembrou que essa foi uma das "brilhantes" idéia formuladas pelo intelectual, que teve longa militância na área da educação. Falando como líder do bloco da maioria, Ideli destacou que o governo já vem adotando medidas para assegurar a criação da universidade aberta.

Ideli classificou o homenageado como uma personalidade "polêmica, inovadora e visionária", características que, segundo ela, estão presentes em sua obra e realizações.No final do discurso, Ideli leu texto produzido por Darcy, já no final da vida, em que ele demonstrava desejo de "mais vida, mais amor e travessura", mandando recado aos que se acomodam a uma vida "insossa" de que vale mais a pena correr riscos e se "arrebentar" do que atravessar a existência sem lutar por nada.



21/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Universidade Aberta do Brasil terá comissão técnica para implantar curso de biblioteconomia

ROCHA QUER VIABILIZAR HOMENAGEM A DARCY RIBEIRO

Senado faz sessão especial em homenagem a Darcy Ribeiro

Arthur Virgílio lembra Darcy Ribeiro e Lauro Campos na homenagem à UnB

Renato Casagrande elogia Cristovam por propor homenagem a Darcy Ribeiro

Na homenagem do Senado à UnB, Cristovam diz que Brasil precisa resgatar sonhos de Darcy Ribeiro