Ideli: jovens da Classe D no curso superior já são mais que o dobro dos jovens da Classe A




A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) comemorou nesta quinta-feira (2) que o número de jovens da Classe D matriculados em faculdades e universidades já soma mais que o dobro do número de jovens da Classe A. De acordo com a parlamentar, em 2009, jovens de famílias com renda entre um e três salários mínimos cursando o ensino superior já somavam 900 mil, enquanto os jovens provenientes da Classe A pouco superavam os 400 mil.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (2), a senadora exultou ao informar que o número de jovens da Classe D no terceiro grau cresceu quase cinco vezes entre 2009 e 2002, quando somavam apenas 180 mil. A senadora disse que fazia seu pronunciamento com orgulho de ser professora.

- A gente pode comprar casa, móveis, eletrodomésticos, computadores, carro, moto. Mas existe só uma coisa que, quando a gente adquire, ninguém mais tira, que é educação e conhecimento - afirmou a parlamentar.

Ela lembrou que a presidente eleita Dilma Rousseff reafirmou os "compromissos claros" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de erradicar a miséria e a fome. A parlamentar atribuiu o crescimento do nível de escolaridade de jovens da Classe D às iniciativas do governo Lula para fomentar o ensino superior. Citou a criação de 14 novas universidades e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Enquanto o primeiro tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, o segundo tem como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior.

Samba

No mesmo pronunciamento, a senadora saudou o Dia Nacional do Samba e comemorou o centenário este ano "de dois sambistas fantásticos, que orgulham a cultura do povo brasileiro": Adoniran Barbosa e Noel Rosa. Como fez em todos os anos de seu mandato nesta data, a senadora cantou, da tribuna. Desta vez, trechos de Samba do Arnesto, do primeiro, e de Feitio de Oração, do segundo.

A senadora ainda comemorou a aprovação, pela Câmara dos Deputados, na madrugada desta quinta-feira, da proposta que destina 50% dos recursos do Fundo do Pré-Sal para a educação. Desses recursos, informou ela, 80% serão destinados à pré-escola e primeiro e segundo graus.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em aparte, parabenizou a senadora pelo discurso.



02/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especial do D.O.: Incor oferece classe hospitalar aos jovens pacientes em tratamento

Segundo especialistas, classe média deverá ser fortalecida pelo acesso dos jovens à educação de qualidade

Ideli: "violência não tem classe ou raça"

Pesquisa mostra que classe média já tem mais de 100 milhões de brasileiros

Aumento da classe média gera mais exigências nos países emergentes

Nova classe média tem maioria feminina, branca e com mais de 25 anos