Segundo especialistas, classe média deverá ser fortalecida pelo acesso dos jovens à educação de qualidade



O primeiro painel do Seminário Políticas Públicas sobre a Nova Classe Média destacou os valores da nova classe média. O painel “Identidade e Valores da Nova Classe Média”, abordou o comportamento das pessoas que vivem nessa faixa social. O diretor presidente do Data Popular, Renato Meirelles, afirmou que os jovens brasileiros são os responsáveis pelo início, sustentação e crescimento da nova classe média. “O acesso dos jovens a uma educação de qualidade traz as melhores perspectivas possíveis em relação ao crescimento sustentável desta classe social,” afirmou Meirelles.

Eduardo Giannetti, do Instituto de Ensino e Pesquisa, afirmou que a rapidez do crescimento da classe média deve fazer com que o brasileiro e o governo tenham alguns cuidados. “A nova classe média tem um alto poder de consumo e acesso facilitado ao crédito e por isso deve haver uma atenção redobrada ao endividamento das famílias”, disse Giannetti.

Marcio Pochmann, do Instituto de Pesquisa e Estudos Aplicados (IPEA), acredita que ampliação de postos de trabalho nos último 10 anos é um dos fatores para o surgimento da classe média. No entanto, faz uma ressalva sobre a qualidade destes postos de trabalho. “ Quase 50% desses postos de trabalho são de até dois salários mínimos, então é preciso uma melhor qualificação dos jovens para que eles possam aspirar postos de trabalho mais altos e qualificados, o que fará com que a classe média e o País cresçam de forma sustentada”, disse Pochmann.


Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos




08/08/2011 16:51


Artigos Relacionados


Educação de jovens deverá ser articulada com educação profissional, segundo projeto aprovado pela CE

Classe média perde acesso a imóvel

País desenvolvido precisa de classe média sólida, segundo ministro da SAE

Ideli: jovens da Classe D no curso superior já são mais que o dobro dos jovens da Classe A

Educação de jovens e adultos é para toda a vida, dizem especialistas

Educação e esporte são caminhos para afastar jovens das drogas, dizem especialistas