Ideli: PEC da DRU deve ser votada ainda em outubro



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) anunciou, nesta quinta-feira (15), que está trabalhando em favor de um acordo que leve à aprovação, em Plenário, da proposta de emenda à Constituição que acaba com a Desvinculação de Recursos da União para a Educação (PEC 96-A/03), já aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A ideia é aprová-la ainda em outubro, mês dos professores.

- Não tenho dúvida que temos capacidade de construir um acordo com os líderes aqui no Senado para, no mês de outubro, fazermos a votação final no Plenário. Inclusive com acordo de líderes para acabar com os interstícios - garantiu.

Essa celeridade será possível, segundo a senadora, porque a aprovação na CCJ foi rápida, sem pedido de vista ou apresentação de emendas, e por unanimidade. Ela comemorou o fato de, a partir da aprovação da matéria, a obrigatoriedade do ensino, hoje estabelecida entre seis e 14 anos, período do ensino fundamental, passará a vigorar entre quatro e 17 anos, com a inclusão da pré-escola e do ensino médio. A relatora da proposição foi a senadora Lucia Vânia (PSDB-GO).

A declaração foi feita durante reunião da parlamentar com integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), que vieram apresentar a nova bandeira da entidade: a destinação de 50% dos recursos do Fundo Social do pré-sal, criado para aplicar a receita com o petróleo da camada pré-sal, para a Educação. No encontro, aventou-se a possibilidade de a UNE procurar um parlamentar da bancada petista para viabilizar a apresentação de emenda nesse sentido.

A senadora também revelou que os projetos que definem o marco regulatório do pré-sal, que estão na Câmara dos Deputados, talvez voltem a tramitar em regime de urgência. Participaram da reunião o presidente da UNE, Augusto Chagas, e o diretor de Comunicação da entidade, André Luiz Costa.



15/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet diz que LDO deve ser votada ainda esta semana

Sarney diz que reforma eleitoral deve ser votada ainda hoje

Tião diz que lei complementar à emenda 29 deve ser votada ainda hoje

Ministro do Esporte diz que Lei Geral da Copa deve ser votada ainda este ano na Câmara

Lei de Biossegurança só será votada em outubro

Reforma poderá ser votada em 8 de outubro