Ideli pede à oposição e à situação que não percam o rumo do crescimento



A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), pediu nesta quinta-feira (25) que o debate sobre a política econômica seja feito de modo a que não se perca o "rumo do crescimento". Dirigindo-se à oposição, mas também à situação, a parlamentar catarinense citou alguns indícios de reativação da economia e advertiu para o efeito negativo das críticas destrutivas.

- Se da base do governo vem o que a imprensa chama de "fogo amigo", dos opositores vem o "bombardeio inimigo" - disse a senadora, que se referiu também à "boataria" e ao "piti" das últimas semanas para afirmar que os "ruídos e o clima de preocupação e turbulência" têm como origem a perspectiva das eleições municipais de 3 de outubro.

Aproveitando os números apresentados no Senado pelo presidente do Banco Central, Henrique Meireles, na quarta-feira (24) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Ideli chamou a atenção para as boas novas. Disse que os juros ao tomador final, embora ainda altos, são os menores nos últimos três anos: 64,2% ao ano. No caso dos juros reais (taxa fixada pelo BC descontada a inflação) a taxa está em 9% ao ano, o menor percentual do período pós-Plano Real.

A senadora lembrou ainda a retomada das vendas no varejo em dezembro de 2003 e janeiro deste ano, melhor resultado desde janeiro de 2000; o saldo comercial de US$ 5,1 bilhões apurado até o momento em 2004, apesar da greve no porto de Paranaguá; a recuperação salarial (igual ou superior à inflação) verificada em 58% dos dissídios coletivos do último trimestre de 2003; e a criação de 239 mil empregos com carteira assinada no primeiro bimestre de 2004, melhor resultado em 12 anos.

- Até o Financial Times [jornal inglês] classificou como impressionantes as realizações em 15 meses de governo Lula e aconselhou o presidente a não se afastar de seu curso, apesar dos ventos desfavoráveis. Alerto a situação e a oposição para não perdermos o momento que estamos vivendo na política econômica - disse a líder do PT.



25/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli diz que oposição está perdendo o rumo

Cristovam pede que os parlamentares não percam a capacidade de se indignar

Ideli pede que "clima de otimismo" da sociedade contagie oposição

Simon: Lula deve ouvir oposição para mudar rumo da economia

Randolfe pede ‘mudança de rumo’ da CPI

João Luiz pede congresso estadual para debater rumo do PDT