Cristovam pede que os parlamentares não percam a capacidade de se indignar



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) conclamou seus pares, nesta segunda-feira (3), a não perderem sua capacidade de se indignarem. Ele se referia à incapacidade de indignação dos parlamentares "diante da mentira" do ex-ministro da fazenda Antonio Palocci", de que não freqüentava a casa do Lago Sul onde se reuniam seus ex-assessores para a prática de tráfico de influência.

Cristovam lembrou que, no período da ditadura militar, o Congresso Nacional indignou-se diante dos atos de tortura, da censura e do exílio e disse não saber em que momento os parlamentares abandonaram a capacidade de se indignar e se tornaram tolerantes com as perversões do processo social e da mentira. Para o senador, se o Congresso perder tal capacidade terá perdido a razão de existir.

Ao afirmar que as autoridades têm banalizado a mentira, o senador perguntou qual seria o custo desse exemplo para os jovens, que tendem a imitar comportamentos e poderiam encontrar justificativas para suas próprias mentiras.

Cristovam anunciou a realização de audiência pública, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta terça-feira, às 10h, para debater o documentário Falcão: Meninos do tráfico, veiculado pelo programa Fantástico, que registra depoimentos e imagens de crianças e adolescentes que trabalhavam no tráfico de drogas em todo o país. Ele lamentou que os brasileiros estejam "se acostumando" com a banalização da violência e com a mentira na política brasileira e perguntou quando a sociedade vai despertar e retomar a capacidade de se indignar.



03/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli pede à oposição e à situação que não percam o rumo do crescimento

Cristovam Buarque louva capacidade de inovação da 'Folha de S.Paulo'

Aécio Neves mostra capacidade de mobilizar o Senado, dizem parlamentares

Cristovam recebe parlamentares paquistaneses

CPI da Corrupção: Cristovam diz que parlamentares precisam dar chance a Dilma

Cristovam lê carta de parlamentares pedindo afastamento de Sarney