Ideli reitera que principais cargos da CPI cabem aos maiores partidos



A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), afirmou, em entrevista à imprensa, que os cargos de presidente e relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos cabem, na sua avaliação, aos maiores partidos - portanto, ao PMDB e ao PT. Observou, no entanto, que é necessário ouvir os líderes para uma decisão final a respeito. Ideli lembrou que durante o governo Fernando Henrique Cardoso não houve boa vontade por parte da liderança do governo no sentido de ceder espaço para a oposição nas CPIs em curso.

Indagada sobre a instalação de uma CPI somente no Senado para investigar o assunto, Ideli lembrou que partiu da oposição a proposta de criação de uma comissão mista, acrescentando que não há por que instalar uma CPI no Senado.

- Tivemos uma CPI do Apagão Aéreo aqui [no Senado] e outra lá [na Câmara] e deu no que deu. O ideal seria termos uma só - disse a senadora.

Na avaliação da senadora, a oposição, ao perceber a "desvantagem numérica" na CPMI, estaria querendo voltar atrás, o que seria uma demonstração do "real interesse por trás do pedido de investigação, que não seria o de investigar, mas apenas de atrapalhar o governo".

- Essa tarefa de delegacia de polícia do Congresso Nacional acaba se sobrepondo à tarefa legislativa - reclamou a parlamentar, ao assinalar que alguns parlamentares já pediram a criação de outras duas comissões parlamentares de inquérito.

Para Ideli, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva há "mais transparência e visibilidade" nos gastos com cartões corporativos e contas B que nas administrações do PSDB e do antigo PFL, atual DEM.



18/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli diz que principais cargos da CPI dos cartões cabem aos maiores partidos

Partidos registram candidaturas para todos os cargos eletivos

Marco Maciel defende consenso prévio entre os principais partidos para realização da reforma eleitoral

Voto em partidos coligados poderá beneficiar candidatos a cargos majoritários

Ideli: Dilma é uma das principais executoras de obras do governo

Ideli elogia pesquisa encomendada pelo DEM e pede fortalecimento dos partidos