Voto em partidos coligados poderá beneficiar candidatos a cargos majoritários



O candidato a cargo majoritário que participar de uma coligação poderá ser beneficiado com os votos dados não somente ao seu partido mas também com os direcionados aos demais partidos que compuserem a aliança eleitoral. A inovação está prevista em projeto de lei do senador Waldeck Ornélas (PFL-BA) que está pronto para ser examinado em Plenário.

A atual legislação determina que, mesmo em coligação, os candidatos a cargos executivos e ao Senado - os dois casos em que as eleições são majoritárias - concorram apenas com o número do partido ao qual estão filiados. Para o senador, a norma não está correta, uma vez que o candidato por uma coligação disputa a eleição por todos os partidos que compõem a aliança.

-Isso confunde o eleitor e dificulta a realização das campanhas eleitorais-, argumenta Ornélas na justificação de seu projeto, -na medida em que pode obrigar os partidos políticos a solicitar ao cidadão que vote em um número para presidente da República, em outro para governador, em um terceiro para a primeira vaga de senador e em um quarto para a segunda vaga de senador-.

No caso da eleição para duas vagas no Senado, como a ocorrida neste ano, o projeto estabelece que os candidatos de coligação sejam registrados com todos os números de partidos que dela participem, acrescidos do número um ou dois.

A proposta conta com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde teve como relator ad hoc o senador Bello Parga (PFL-MA). Ao analisar a matéria, Parga observou que o projeto apenas estende às eleições majoritárias princípio já adotado nas eleições proporcionais, nas quais o voto em qualquer dos partidos da coligação é computado para a respectiva chapa.

O projeto foi aprovado em caráter terminativo pela CCJ e seria encaminhado diretamente à Câmara dos Deputados. Mas um recurso apresentado por José Eduardo Dutra (PT-SE) e por outros oito senadores tornou obrigatória a votação da matéria em Plenário.



15/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Waldeck Ornélas propõe mudanças na identificação de candidatos a cargos majoritários

Suplicy apresenta PEC para que partidos façam eleições internas para escolher candidatos a cargos eletivos

SUPLICY QUER DEBATES OBRIGATÓRIOS PARA CARGOS MAJORITÁRIOS

CCJ deve votar realização de eleições primárias para cargos majoritários

Partidos pedem ao TSE que libere candidatos com contas reprovadas

Projeto aprovado na CCJ modifica o número de candidatos dos partidos à Câmara