Ideli Salvatti destaca que grande parte dos educadores é formada por mulheres



Ao discursar em homenagem aos professores, nesta quinta-feira (15), a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) informou que, de acordo com o Ministério da Educação, 83% desses profissionais no Brasil são mulheres. Por isso, argumentou a senadora, pode-se pensar em mudar o nome da data comemorativa para Dia da Professora.

A senadora acrescentou que, além de a grande maioria dos profissionais da educação ser formada por mulheres, estas atuam "de um jeito diferenciado", porque não conseguem separar a tarefa de educar na sala de aula do seu cotidiano na sociedade, onde desempenham "um papel muito especial".

- Então, eu já queria começar com essa provocação - disse a senadora.

Ideli, que é professora, disse que todo educador já experimentou um "momento mágico", dificilmente vivido por outros profissionais, "quando o olhinho do aluno brilha" e professor percebe que o aluno apreendeu e "tornou-se dono daquele conhecimento".

A senadora também informou que o estado de Santa Catarina já está organizando a conferência estadual preparatória para a Conferência Nacional de Educação, que será realizada no próximo ano. Nesta conferência nacional, adiantou a senadora, será discutido o Sistema Nacional Articulado de Educação.

Ideli aproveitou para reafirmar que os professores brasileiros precisam ser mais valorizados e respeitados, e têm direito a remuneração adequada e capacitação permanente. A senadora Ideli também lamentou que alguns estados brasileiros (RS, SC, PR, MS e CE) tenham entrado com ação na Justiça contra o piso salarial nacional da categoria.

UNE

Ideli registrou ainda que recebeu representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), que está organizando uma campanha reivindicando a destinação de parte dos recursos da exploração de petróleo na camada pré-sal para a educação.

- Essa é uma campanha que todos nós deveríamos abraçar junto com os estudantes brasileiros - disse a senadora, assinalando que essa medida iria permitir o pagamento de bons salários para os professores e a melhoria da educação.



15/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli Salvatti destaca presença feminina em postos de poder

Ideli Salvatti destaca sanção de lei que trata das funções do magistério

Ideli destaca convênio para iluminação da BR-101 na Grande Florianópolis

Ideli destaca pesquisa que aponta tendência do eleitorado para eleger mulheres

Ideli destaca importância de subcomissão como espaço institucionalizado em defesa dos direitos das mulheres

FPE e 'royalties' são prioridades, diz Ideli Salvatti