Ideli Salvatti quer ampliar direitos políticos de brasileiros no exterior



Os brasileiros residentes no exterior poderão ter seus direitos políticos ampliados, passando a votar nas eleições para governador e senador. A iniciativa partiu da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que anunciou nesta segunda-feira (22) a apresentação de projeto de lei dirigido a cerca de 1,5 milhão de brasileiros que vivem fora do país e responderam, em 2002, pela injeção de US$ 2,6 bilhões na economia nacional.

A senadora petista afirmou que o projeto terá um grande significado para as famílias com parentes no exterior, já que busca ampliar o exercício da cidadania e possibilitar um acompanhamento das condições de vida e trabalho desses emigrantes. A intenção de estender os direitos políticos dos brasileiros residentes em outros países, que já podem votar para presidente e vice-presidente da República, seria justificada pelos laços afetivos e econômicos mantidos com familiares e com sua terra natal.

Ideli observou ainda que seu projeto está em sintonia com as políticas traçadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda durante a campanha, na -carta aos brasileiros que vivem longe de casa-. Por reconhecer a relevância do assunto, a senadora deve apresentar requerimento às Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Relações Exteriores (CRE) para que se manifestem sobre duas propostas do documento: o apoio à instituição de organismos de representação dos emigrantes junto aos consulados e às embaixadas do Brasil no exterior e à criação de instrumentos nos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça para coordenar o atendimento e apoio a esse segmento.

Em aparte, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) parabenizou Ideli pela iniciativa e lembrou já ter sugerido providências semelhantes ao governo Lula em discurso no Senado. Segundo informou Ideli Salvatti, a maioria dos brasileiros que deixam o país partem de Governador Valadares (MG), Criciúma (SC) e Maringá (PR) e se dirigem para os Estados Unidos (38,36%), Paraguai (29,54%) e Japão (12,89%).



22/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Imigrantes pedem emenda à Constituição para ampliar direitos políticos

Ideli Salvatti recebe procurador para tratar de remessas ilegais para o exterior

Ideli Salvatti quer Mercosul como prioridade no Senado

Ideli Salvatti quer reduzir desvinculação das verbas da educação

Ideli Salvatti quer crescimento com distribuição de renda e inclusão social

Ideli Salvatti quer discussão no Congresso sobre déficit da Previdência