Ideli Salvatti quer crescimento com distribuição de renda e inclusão social



Ao comentar o -espetáculo do crescimento- anunciado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva para o segundo semestre de 2003, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) admitiu nesta terça-feira (1º) ser este um -anseio geral do país-, mas ponderou que a estratégia deve ser acompanhada por políticas de distribuição de renda e inclusão social.

- Já aconteceu de o país ver o bolo crescer e não ser dividido - observou.

Embora identifique o crescimento do país como uma -obsessão- do presidente Lula, a senadora disse que a marca da administração petista é conciliá-lo com a geração de oportunidades produtivas que melhorem as condições social e financeira do brasileiro.

Essa marca estaria presente, por exemplo, em programas como o plano de safra para a agricultura familiar; de desburocratização e oferta de microcrédito a 25 milhões de brasileiros; o Brasil Alfabetizado; o Volta para a Casa, que prevê a reinserção do doente mental na família; o Primeiro Emprego.

Gargalos

Apesar da disposição do atual governo de implementar um plano de crescimento com justiça social, Ideli apontou alguns -gargalos- a serem enfrentados para se alcançar esta meta. Conforme sustentou, não basta baixar os juros, mas preparar o país para o crescimento do setor produtivo com investimentos em infra-estrutura; energia; educação e na ampliação da oferta de crédito.

- Estes são os condicionantes para que o -espetáculo do crescimento- não seja um samba de breque, mas uma sinfonia harmoniosa, que tenha longa duração, não sofra interrupções e agrade aos ouvidos da população - declarou.

Segundo a senadora petista, esse espetáculo já começou a apresentar bons sinais, exemplificados com o início da queda dos juros e inflação; a previsão de US$ 12 bilhões em investimentos nas áreas de energia, indústria automobilística e celulose; e a injeção de mais R$ 20 bilhões na economia, gerados pelo reajuste das aposentadorias, pagamento da diferença do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e restituição do Imposto de Renda.



01/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli elogia crescimento da economia e ressalta distribuição de renda no governo Lula

Ideli registra aumento na distribuição de renda e diminuição da desigualdade social no Brasil

Ideli Salvatti comenta estudo do Ipea sobre melhoria da renda no Brasil

Ideli lamenta preconceito contra distribuição de renda

Ideli comemora melhoria da distribuição de renda no país

Ideli diz que país escolheu o caminho de "crescer com distribuição de renda"