Ideli se mostra indignada com mortes de crianças na América Latina



Em registro pelo transcurso do Dia Mundial da Alimentação, nesta quinta-feira (16), a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) citou dados do órgão das Nações Unidas Food and Agricultural Organization (FAO) que mostram haver comida suficiente para alimentar todas as pessoas do mundo, se houvesse distribuição equitativa.

- No entanto, somente na América Latina morrem anualmente de fome 400 mil crianças de até 5 anos - indignou-se a senadora.

Conforme os dados da FAO citados por Ideli, seria possível fornecer 2.900 calorias por dia a todas as pessoas, no mundo inteiro, quando a necessidade mínima é de 2.000 calorias.

Para combater a má distribuição de alimentos, a senadora explicou que a FAO trabalha segundo um eixo emergencial, para socorrer quem sequer tem forças para trabalhar, e um eixo estrutural, para gerar empregos, dar apoio à agricultura familiar e assegurar acesso à terra.

Para Ideli, essa é exatamente a filosofia do Programa Fome Zero, que já está socorrendo um milhão de famílias com o cartão-alimentação. Ela lembrou ainda não ser possível dissociar a erradicação da fome das ações de saúde, abastecimento de água, saneamento básico e geração de emprego e renda.

Desde o início do Fome Zero no município de Guaribas (PI), afirmou Ideli, a mortalidade infantil baixou para zero. E as 200 crianças internadas com diarréia por mês passaram a 15, porque foi possível assegurar água limpa e farta à população.

- O programa é um êxito e, até o final do ano, atenderá a um terço dos municípios brasileiros - concluiu.



16/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli comemora queda no número de pobres e indigentes da América Latina

Ideli registra queda no número de pobres e indigentes na América Latina e Caribe

É dia de Mostra de Automóveis Antigos no Memorial da América Latina

Extrema pobreza diminui na América Latina, mostra relatório da ONU

MIS apresenta "Stanley Kubrick" mostra inédita na América Latina

Cultura: Memorial da América Latina exibe mostra de filmes