Idosos devem manter vacinações em dia para prevenir doenças



Cada vacina segue um esquema diferenciado, por isso é necessário que o paciente complete o ciclo determinado por cada uma

 

Em comemoração à Semana Nacional do Idoso, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, faz um alerta: manter o cartão de vacinação em dia é extremamente importante.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa foi criada em 2007 e, desde então, é entregue às secretarias estaduais e municipais de Saúde. Com o cartão em mãos, o paciente tem a oportunidade de registrar informações importantes sobre sua saúde, como controle de peso, glicemia e medicação utilizada.

De acordo com a coordenadora do PNI, Carla Domingues, é muito importante que os idosos mantenham a caderneta atualizada, pois a vacina contra a gripe, por exemplo, protege dos três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul. “O grupo dos idosos é o que mais apresenta complicações advindas da gripe e a principal intervenção preventiva em saúde pública é, sem dúvida, a vacinação”, explica.

Para manter a caderneta atualizada, o idoso conta com vacinas contra hepatite B, febre amarela e a pneumocócica 23-valente (para aqueles com indicações nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais - CRIES), disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do País. Cada vacina segue um esquema diferenciado, por isso é necessário que o paciente complete o ciclo determinado por cada uma.

Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em 2012, a cobertura total da campanha de vacinação contra a influenza A - principal campanha destinada aos idosos - foi de 86%. 

Carla Domingues lembra que a cobertura vacinal do PNI engloba diferentes faixas etárias. “Vale ressaltar que as UBS não disponibilizam vacinas apenas para os idosos, mas também para as crianças, adultos e adolescentes e população indígena”, afirma Carla.

PNI

O programa nasceu em 1973 com o objetivo de coordenar as ações de imunizações no Brasil. Mas há quase quatro décadas, vem mudando a história do país.  Ao longo do tempo, sua atuação apresentou avanços consideráveis e hoje, é parte integrante do Programa da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Confira o calendário do PNI 

Leia mais:

Internações de idosos diminuem 70% em todo o País 

Brasil fará parte de pesquisa internacional sobre idoso 

Dia Nacional do Idoso é marcado por avanços na saúde, habitação, transporte e previdência 

Planos de saúde têm obrigação de conduzir pacientes para municípios que ofereça atendimento 

Concurso vai escolher equipe de idosos do Vida Saudável para estrelar vídeo institucional 

Fonte:

Ministério da Saúde



05/10/2012 17:52


Artigos Relacionados


Saúde: Idosos têm 3 dias para prevenir doenças, passar por exames e se divertir gratuitamente

Estudo alerta que dados meteorológicos devem ser analisados para prevenir doenças

MS libera R$ 15,6 mi para prevenir incidência de doenças

Dicas de higiene são apresentadas para prevenir doenças respiratórias

Hospital do Servidor faz atividade para prevenir doenças da próstata

Hospital do Servidor faz atividade para prevenir doenças da próstata