Estudo alerta que dados meteorológicos devem ser analisados para prevenir doenças
Organização Mundial da Saúde alerta que a saúde humana está ameaçada pelas mudanças climáticas
O estudo Atlas da Saúde e do Clima, divulgado nesta segunda-feira (29) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que no Brasil as temporadas de inundações e de seca geram a curto, médio e longo prazos uma série de doenças. Em 68 páginas, o estudo mostra que as preocupações se concentram no Sul em decorrência das inundações e dos deslizamentos de terras, considerados constantes, e no Norte devido à seca.
Segundo o estudo, uma série de problemas de saúde, são gerados pelas mudanças no clima atingem milhões de brasileiros e provocam surtos epidêmicos de doenças, como por exemplo, diarreia, malária, dengue e meningite.
A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que é fundamental prevenir e preparar a população. Segundo ela, as ações conjugadas dão vida “ao coração da saúde pública”. “Informações sobre a variabilidade e mudanças climáticas são ferramentos poderosas que auxiliam as nossas tarefas”, disse.
Segundo o estudo, o período apontado como a “pior seca dos últimos 60 anos” foi de 2004 a 2010. Na Amazônia as doenças mais comuns causadas pelas alterações climáticas têm relação direta com uma série de fatores, como poluição e infraestrutura local. A maior parte das mortes, segundo o relatório, é entre bebês recém-nascidos.
Cuidados
Os especialistas advertem ainda para que as pessoas redobrem os cuidados com a exposição ao sol, pois há estudos que demonstram que as elevadas temperaturas e os raios de sol podem causar problemas à saúde. O alerta é para limitar a exposição ao sol, procurar lugares à sombra, usar roupas que protejam, chapéus e óculos. Também é recomendado o uso de protetor solar.
Insolação
A insolação e a desidratação também podem ser ocasionadas pela exposição excessiva ao sol e ao tempo quente. A recomendação é beber ao menos dois litros de água por dia, sempre aplicar o protetor solar no mínimo 30 minutos antes de se expor ao calor e evitar as horas com maior concentração solar (entre 11h e 16h), além de usar chapéus, óculos de sol e roupas leves.
Leia mais:
Casos de malária no País caem mais da metade em seis anos
Brasil vai produzir medicamento para mal de Parkinson
Doentes crônicos terão acesso facilitado à vacinação
Fonte:
29/10/2012 14:15
Artigos Relacionados
Idosos devem manter vacinações em dia para prevenir doenças
Expedição transmite dados meteorológicos da Antártica para o Brasil
MS libera R$ 15,6 mi para prevenir incidência de doenças
Dicas de higiene são apresentadas para prevenir doenças respiratórias
Hospital do Servidor faz atividade para prevenir doenças da próstata
Hospital do Servidor faz atividade para prevenir doenças da próstata