Idosos são vítimas de violência dentro das próprias famílias, diz Quintanilha



O senador Leomar Quitanilha (PMDB-TO), presidente da Subcomissão do Idoso da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), afirmou, em pronunciamento nesta quinta-feira (14), que, na maior parte dos casos registrados de violência contra os idosos, os agressores são membros da própria família.

O assunto foi discutido em audiência pública realizada pela subcomissão na última terça-feira (12), com a presença de técnicos e estudiosos da matéria. De acordo com o representante tocantinense, entre os agressores, os filhos aparecem em primeiro lugar (34,7%), seguidos dos vizinhos, netos, genros e noras.

Quintanilha citou o caso da aposentada Elenita Fagundes dos Santos Batista, 84 anos, que era mantida pela filha adotiva Clarice dos Santos Batista em cárcere privado numa casa isolada, guardada por um cão, em Salvador (BA). Elenita sofre do mal de Alzheimer, e a filha usufruía de sua aposentadoria.

- Os casos de desvio de aposentadoria por parte dos membros da família ou de instituições financeiras e corretores são os campeões nas ocorrências de desrespeito, desatenção e descaso com as pessoas mais envelhecidas - disse ele.

Para o senador, a violência contra os idosos dentro das famílias é incitada, também em grande parte, pelos meios de comunicação, desde os primeiros anos da vida dos indivíduos.

- Os programas infantis e os brinquedos utilizados pelas crianças de hoje são totalmente inadequados à idade e à necessária condução da formação do caráter das mesmas - observou.

14/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


316 famílias recebem as chaves das casas próprias em Martinópolis

Alckmin entrega casas próprias a 103 famílias de Registro

Famílias de Morro Agudo recebem as chaves das casas próprias

Famílias do município de Monções recebem as chaves das casas próprias

Aprovadas emendas à PEC que cria Fundo de Combate à Violência e Apoio às Vítimas de Violência

Quintanilha defende reinserção social dos idosos