II Bienal do Livro seleciona obras de autores brasilienses



Os autores brasilienses interessados em lançar obras literárias durante a II Bienal Brasil do Livro e da Leitura têm até o dia 5 de março para inscrever seus trabalhos, de acordo com edital de chamamento público lançado pela organização do evento. A II Bienal Brasil do Livro e da Leitura acontecerá entre os dias 12 e 21 de abril, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A seleção abrange oito categorias literárias: Biografia, Conto, Crônica, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance e Reportagem. Só serão aceitas obras do Distrito Federal na sua primeira edição e que tenham sido editadas entre 2013 e 2014. Cada autor só poderá concorrer com um título.

Para se inscrever, o candidato deverá enviar toda a documentação em um envelope lacrado e identificado com os dizeres "Seleção de lançamento da II Bienal do Livro e da Leitura" para o endereço SCTS Lt. 02, Ed. Biblioteca Nacional de Brasília, 1º andar, sala 109 – CEP: 70070-150 – Brasília/DF.

O edital exige que, no momento da inscrição, o autor envie um breve histórico falando sobre a sua formação e seu envolvimento com a produção literária. Se possível, incluindo clipping, reportagens e críticas publicadas.

O inscrito também deve anexar uma cópia preenchida da ficha de inscrição disponível no edital. Também deve enviar a obra que o autor pretende lançar, sendo opcional o envio de resenhas ou reportagens.

As obras serão avaliadas por meio de análise dos cinco membros da Comissão de Seleção instituída pela coordenação da II Bienal Brasil do Livro e Leitura. Qualidade do texto, clareza e concisão textual, além do histórico do autor, serão critérios de avaliação.

Os títulos selecionados serão divulgados no dia 10 de março no site da Bienal, a partir das 14h. Os candidatos também poderão conferir a lista completa no mural da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

A Bienal

A II Bienal Brasil do Livro e da Leitura receberá uma lista célebre de autores nacionais e internacionais este ano. A lista já conta com 33 nomes brasileiros confirmados e 13 internacionais – inclusive alguns que virão pela primeira vez ao país. Em um espaço de 5,4 mil metros quadrados, o público poderá conferir obras nacionais e internacionais, seminários com autores e até uma programação especial que marca os 50 anos do golpe militar.

Leia o edital de chamamento público

Leia mais sobre a Bienal.

Leia mais sobre a programação especial dos 50 anos do golpe militar.

Fonte:

Secretaria de Cultura do Distrito Federal

Ministério da Cultura



21/02/2014 10:09


Artigos Relacionados


Imprensa Oficial lança 14 obras na 20ª Bienal do Livro

Imprensa Oficial lança 14 obras na 20ª Bienal do Livro

Senado entrega obras em braile na Bienal do Livro

Senado apresenta obras de Farias Brito na Bienal Internacional do Livro do Ceará

Curso de biblioteconomia seleciona autores e leitores especializados

Bienal do Livro: Senado lança em São Paulo livro sobre Carlota Joaquina