Senado entrega obras em braile na Bienal do Livro
A convite do Senado Federal, nesta segunda-feira (19), às 15h, a 11ª Bienal Internacional do Livro do RJ recebe, como convidados especiais, deficientes visuais de quatro instituições de deficientes visuais do Rio de Janeiro no estande da Casa, onde terão atendimento especial e receberão, do 1º Secretário da Mesa, senador Romeu Tuma (PFL-SP), obras em braile editadas pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP).
Representantes do Instituto Benjamin Constant, da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos, da Sociedade Pró Livro em Braile e do Instituto das Cegas Helen Keller receberão cópias das obras. O Senado também mantém o -Espaço Braile- em seu estande, localizado no Pavilhão Vermelho da Bienal.
Nos eventos literários de que participa, o Senado é o único expositor a trazer publicações em braile, a linguagem especial para os cegos, possibilitando o acesso desse segmento da população à legislação, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei de Doação de Órgãos, o Código de Defesa do Consumidor, a Constituição de 1988 e a Constituição do Estado do Rio de Janeiro.
Os deficientes visuais representam um numeroso grupo da população. O Censo de 2000 apurou que aproximadamente 10% dos brasileiros têm algum tipo de problema na visão. Pelo menos 0,4% da população não consegue ler em função de cegueira total ou parcial. Com a iniciativa, o Senado oferece uma possibilidade de inclusão desse público entre os visitantes do evento.
16/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado entrega publicações em braile na 1ª Bienal do Livro de Curitiba
Senado entrega obra em braile na Bienal do Livro de Pernambuco
Senado doa publicações em braile na Bienal do Livro de São Paulo
Senado lança livros e doa publicações em braile na Bienal do Livro de São Paulo
Estande do Senado doa livros em braile na abertura da Bienal do Livro da Bahia
Senado entrega títulos em braile na Bienal de São Paulo