ILB abre ano letivo
Durante a cerimônia de abertura do ano letivo de 2003 do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), nesta quarta-feira (26), o 1o secretário do Senado, senador Romeu Tuma (PFL-SP), fez uma homenagem ao presidente da Casa, senador José Sarney, por ter, em 1995, criado o Instituto, que só no ano passado ofereceu treinamento a 1.500 servidores da Casa.
- Os bons resultados alcançados pelo ILB resultam da visão de estadista que Sarney sempre demonstrou - afirmou Tuma, que foi acompanhado na homenagem pelo diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia.
Emocionado, Tuma lembrou que foi servidor público por 50 anos e disse que tem visto funcionários do Senado com um entusiasmo impagável. Fez um apelo para que senadores e funcionários sejam parceiros em defesa do Senado.
O senador lembrou a importância do treinamento oferecido pelo ILB não só para o público interno, mas especialmente para pequenas prefeituras, que muitas vezes não dispõem de recursos para ter profissionais habilitados para tratar de seu orçamento.
O diretor-geral do Senado e vice-reitor executivo da Universidade do Legislativo (Unilegis), Agaciel da Silva Maia, lembrou que a criação tanto do ILB quanto do sistema de comunicação social do Senado foram iniciativas de José Sarney. Para Agaciel, o ótimo resultado dos dois órgãos provou que Sarney estava certo.
- Ficou provado que o fortalecimento dos recursos humanos da Casa trariam os resultados que estamos colhendo- disse.
Durante a cerimônia foi apresentada a nova página do Instituto, a ser inaugurada logo após o carnaval. Entre outras possibilidades, a página permitirá fazer matrícula em cursos, ter informações sobre as opções de estudo disponíveis e saber detalhes sobre os convênios e parcerias firmados pela instituição com assembléias legislativas e órgãos como o Banco Central, o Tribunal de Contas da União e a Polícia Federal.
Entre os cursos oferecidos pelo ILB neste ano estão o de Alfabetização de Adultos, Licitações e Contratos, Desenvolvimento Gerencial, Processo Legislativo e Utilização do Siafi, além de cursos de informática para alunos da rede pública do Distrito Federal. Em 2002, 1.500 servidores receberam algum tipo de treinamento no ILB, o que representa um em cada três funcionários da Casa. A instituição pretende que num futuro próximo, todo servidor passe por pelo menos um treinamento anual no instituto.
Estiveram presentes na cerimônia também o senador Eurípedes Camargo (PT-DF), o diretor do ILB, Florian Madruga, conselheiros da Universidade do Legislativo e assessores do ILB.
26/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inpa abre ano letivo com formação de cientistas na Amazônia
Palestra sobre direito eleitoral abre ano letivo do ILB
Efraim abre ano letivo do ILB e da Unilegis com defesa da reforma política
Alckmin abre ano letivo para alunos do Centro Universitário Adventista de São Paulo
Música: Paulo Jobim abre ano letivo do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim
Serra dá início ao ano letivo de 2008