ILB e Unilegis vão treinar funcionários da Casa Civil, mediante convênio assinado por Sarney



Depois de atender, somente no ano passado, mais de 2.400 servidores públicos em cursos de aperfeiçoamento, aprendizagem e treinamento, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) abre agora a possibilidade de crescimento profissional também para os funcionários da Casa Civil da Presidência da República, com a assinatura de um protocolo de intenções para a cooperação técnico-científica e cultural feita pelo presidente do Senado, José Sarney, e o ministro da Casa Civil, José Dirceu.

Para o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, a iniciativa reforça ainda mais o compromisso do Senado, por meio do ILB e da Universidade do Legislativo (Unilegis), de investir na capacitação do seu quadro funcional para oferecer ao país e à sociedade a melhor prestação do serviço público.

Convênios como o assinado com a Casa civil, explicou Agaciel, têm sido cada vez mais freqüentes. Órgãos como o Banco Central, Caixa Econômica Federal, Ministério da Marinha e Tribunal de Contas da União têm treinado seus funcionários graças a acordos como esse. O ILB já oferece, hoje, 40 cursos anuais, além da recém-lançada especialização em Administração Legislativa, em convênio com a Universidade de Brasília (UnB).

- Até 1995, só dispúnhamos de um pequeno centro de treinamento para os servidores. Foi então que o presidente José Sarney decidiu investir na criação do ILB. Dois anos depois, com a abertura da Unilegis, demos um passo ainda mais importante, pois ela é a primeira universidade de um poder legislativo em todo o mundo - disse Agaciel.

O trabalho vem dando excelentes resultados, como atesta o diretor-geral do Senado, onde 62% dos servidores têm nível superior. Ele registrou que, na última quarta-feira (26), 83 servidores receberam os diplomas da primeira turma de pós-graduados em Direito Legislativo, ministrada pela Unilegis.

Na assinatura do Protocolo de Intenções entre o Senado e a Casa Civil, estiveram presentes, além de Sarney, Dirceu e Agaciel, o primeiro-secretário do Senado, senador Romeu Tuma (PFL-SP); o diretor-executivo do ILB, Florian Madruga; e o secretário-executivo da Casa Civil, Swedenberger Barbosa.

- A filosofia e a estratégia moderna que regem a política de recursos humanos do Senado, por intermédio do ILB e da Unilegis, tornam-se cada vez mais abrangentes e extensivas, numa integração com o Poder Executivo e com outros legislativos dos estados e do Distrito Federal - concluiu Agaciel.



27/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reitor maranhense propõe a Sarney convênio com a Unilegis

ILB e Unilegis firmam convênio

ASSINADO CONVÊNIO PARA RETRANSMISSÃO DA TV SENADO

ASSINADO CONVÊNIO PARA RETRANSMISSÃO DA TV SENADO

Convênio para expandir banda larga é assinado em Goiás

Agricultura: Convênio assinado em Campinas prevê benefícios ao agricultor