ILB e Universidade de Salamanca assinam convênio
O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e a Universidade de Salamanca firmaram nesta quarta-feira (10) protocolo de intenções inaugurando uma parceria para oferecercursos, seminários e intercâmbios para habilitação na área de recursos humanos. Acompanhado do diretor-geral, Agaciel Maia, e da diretora-executiva do ILB, Denise Zoghbi, o 1º secretário do Senado, Efraim Morais (DEM-PB), definiu como histórica a assinatura desse documento, que situa num novo patamar a política de capacitação conduzida pelo Senado. O convênio foi firmado na Espanha.
- O presente convênio abre o ILB definitivamente para o mundo. Já contamos, entre nossos parceiros, com o apoio da Open University. Esta associação com a Universidade de Salamanca, uma das mais tradicionais instituições universitárias da Europa e do mundo, representa, para o ILB, o coroamento de dez anos de envolvimento sério e consistente com a formação e a capacitação de recursos humanos, e a abertura de novas e estimulantes possibilidades - disse Efraim em seu discurso.
Efraim também classificou esse protocolo de intenções como significativo passo nos esforços do Parlamento brasileiro para ampliar a oferta de cursos destinados a seus membros e servidores. Ele traçou um histórico do ILB, criado pelo ex-presidente José Sarney para atender à necessidade de adaptação dos Parlamentos aos novos desafios que a democracia representativa enfrenta no mundo globalizado.
O senador falou das imposições atuais de uma interação mais estreita, constante e permanente entre o Parlamento e a opinião pública, e explicou que o ILB oferece cursos, tanto presenciais quanto a distância, sobre assuntos que vão do Direito e Economia a Relações Internacionais e Redação. E observou que, em dez anos de existência, mais de 30 mil pessoas já foram formadas em 112 cursos presenciais e 27 cursos a distância oferecidos pelo instituto. Efraim disse torcer para anunciar logo os primeiros projetos com a Universidade de Salamanca.
- Espero que muito em breve vejamos os primeiros frutos desta cooperação entre o ILB e a Universidade de Salamanca, na forma de intercâmbios, cursos conjuntos, seminários e outros. Torço para que logo estejamos nos encontrando novamente para anunciar e comemorar o lançamento dos primeiros projetos comuns, com base no Protocolo de Intenções que agora assinamos - destacou o parlamentar.
10/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Efraim assina convênio com Universidade de Salamanca
Senado formaliza convênio com Universidade de Salamanca para capacitação de servidores
SENADO E UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA ASSINAM CONVÊNIO
Parceria: Unesp e Universidade de Granada, da Espanha, assinam convênio de cooperação
Reitor da Universidade de Salamanca convida Sarney para simpósio sobre Jorge Amado
Fundação Casa e TJ assinam convênio