Senado formaliza convênio com Universidade de Salamanca para capacitação de servidores
O presidente Garibaldi Alves assinou nesta terça-feira (15) convênio de colaboração internacional com a Universidade de Salamanca para a capacitação de servidores. O objetivo da parceria, que vai permitir que os alunos do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis) realizem atividades conjuntas com os professores e alunos da universidade espanhola, é a realização de estudos e eventos acadêmicos voltados ao fortalecimento das instituições políticas, ao desenvolvimento econômico e ao combate à corrupção. O ILB e a Unilegis são órgãos de formação dos funcionários do Senado Federal.
No pronunciamento que fez na solenidade de assinatura do convênio, firmado por ele próprio e pelo reitor da Universidade de Salamanca, José Ramon Alonso Peña, Garibaldi Alves frisou que a formalização da parceria coroa os esforços empreendidos pelas duas instituições desde outubro de 2007, quando foi assinado um protocolo de intenções.
- O intercâmbio de informações sobre as práticas de corrupção permitirá que os nossos recursos humanos que investigam os desvios de conduta estejam melhor preparados para desenvolver seus trabalhos. Espero que este seja o início de uma parceria que se renovará por muito tempo - afirmou o presidente.
O reitor da Universidade de Salamanca esteve acompanhado do presidente da Junta de Castilla y Léon, Juan Vicente Herrera Campo. A Junta é a comunidade autônoma no nordeste da Espanha onde se encontra a instituição de ensino. Compareceram também empresários e jornalistas da região, além de professores e membros do corpo administrativo da universidade espanhola.
Abordagem
De acordo com Denise Ramos de Araújo Zoghbi, diretora-executiva do ILB, a idéia é realizar ao menos um encontro anual entre ILB/Unilegis e Universidade de Salamanca. Segundo ela, o primeiro desses encontros está previsto para abril do próximo ano e deverá tratar das formas de combate à corrupção, trazendo para o Brasil a experiência da Espanha.
O texto-base do convênio aponta as linhas mestras das discussões que pautarão os eventos e estudos realizados: qualidade dos Poderes Públicos e cumprimento do princípio de legalidade; modernização e mudança no setor público; localização dos fenômenos de corrupção e más práticas no marco jurídico de uma cultura de qualidade pública; e o impacto da gestão privada no setor público (gerencialismo X burocracia).
15/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
ILB e Universidade de Salamanca assinam convênio
Efraim assina convênio com Universidade de Salamanca
Cooperação com Universidade de Washington promove capacitação de servidores
Reitor da Universidade de Salamanca convida Sarney para simpósio sobre Jorge Amado
SENADO E UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA ASSINAM CONVÊNIO
UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO E TV SENADO VÃO REVOLUCIONAR CAPACITAÇÃO DE SERVIDOR, DIZ AGACIEL