Imóveis rurais recebem certificados de georreferenciamento



Nesta quinta-feira (24) 203 imóveis receberão certificado de georreferenciamento do município de Águas da Prata, São Paulo.  As propriedades de até quatro módulos fiscais passam a ter seu perímetro delimitado por meio de coordenadas geográficas obtidas via satélite, conforme determina a Lei 10.267, de 2001.

Por exigência desta lei, todo imóvel rural do Brasil deve ser registrado em cartório com base na descrição georreferenciada de seu perímetro. Nas propriedades com tamanho inferior a quatro módulos fiscais esse trabalho deverá ser feito gratuitamente pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).


Em Águas da Prata, o trabalho foi executado por meio de parceria com a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), entidade vinculada à Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O georreferenciamento permite que se identifique a localização real das propriedades rurais, evitando-se a sobreposição de matrículas. Desta forma garante-se maior segurança aos proprietários e aprimora-se a gestão fundiária no Brasil.

Fonte:
Incra

 



24/06/2010 12:03


Artigos Relacionados


Prorrogado prazo de georreferenciamento de imóveis rurais

Incra cria unidade para emissão de certificados de imóveis rurais na Bahia

Comunidades quilombolas da Bahia recebem imóveis rurais

Meta do Incra é atingir 5 milhões de imóveis certificados em 2010

Gurgacz cobra agilidade do Incra na emissão de certificados rurais

Parques aquícolas em MS recebem certificados de cessão de uso