Parques aquícolas em MS recebem certificados de cessão de uso



Cinco parques aquícolas do reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Mato Grosso do Sul, vão receber certificados de cessão de uso das áreas. A solenidade será nesta sexta-feira (27) e contará com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivela, e o governador do estado André Puccinelli.

Serão entregues 61 certificados relacionados à piscicultura, dos quais 50 não-onerosos, destinados à aquicultura familiar, e 11 onerosos, de caráter empresarial. A área de produção de pescado, em gaiolas (tanques rede) abrangerá 90 hectares de lâmina d’água. Com a entrada em atividade dos empreendimentos, a produção estadual de pescado terá condições de ser ampliada em 16,9 mil toneladas por ano.

Os produtores devem se dedicar ao cultivo de espécies como tilápia, piracanjuba, pintado, cachara, pacu e tambacu. Em 2011, a produção aquícola do estado atingiu 48.748,3 mil toneladas, conforme o boletim estatístico recentemente divulgado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Neste ano, a pesca extrativa no estado foi responsável por apenas 5.297,4 toneladas.

 As novas áreas aquícolas – nos parques aquícolas de Rio Grande, Córrego Santa Quitéria, Rio do Pântano, Brejo Comprido e Ribeirão Formoso - devem gerar 300 empregos diretos e indiretos. As áreas foram licitadas mediante editais públicos do MPA, lançados no último dia oito de agosto e republicados no dia 16 de agosto. A cessão das áreas será válida por um período de 20 anos.

Fonte:

Ministério da Pesca e Aquicultura



18/10/2013 12:37


Artigos Relacionados


Certificados de áreas aquícolas serão entregues em MT

Licenciamento de parques aquícolas vai dobrar a produção em MG

47 aquicultores são beneficiados com novos parques aquicolas

Ministro lança primeiros parques aquícolas do RN

Produtores de MS recebem lotes aquícolas

Imóveis rurais recebem certificados de georreferenciamento