Impacto do Bolsa Família na saúde é incontestável



A importância do Programa Bolsa Família para a saúde da população mais pobre foi o tema do Ciclo de Debates 10 anos do Programa Bolsa Família: Avanços, Efeitos e Desafios, nesta quinta-feira (17), no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Por causa das condicionalidades – compromissos assumidos pelas famílias de manter a vacinação e o acompanhamento médico das crianças sempre em dia, além da frequência à escola –, o programa de transferência de renda contribuiu para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria da saúde geral das famílias mais vulneráveis nos últimos 10 anos.

O secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tiago Falcão, frisou que os resultados do programa são robustos e evidentes. “Não se trata de achismo. Os indicadores mostram os impactos positivos que as condicionalidades do Bolsa Família promovem nas áreas de educação e saúde”, disse o secretário. Segundo ele, os estudos e a realidade se encarregaram de derrubar os mitos sobre o Bolsa Família.  “O programa custa apenas 0,5% do PIB [Produto Interno Bruto] e a queda da desigualdade é inédita no país”, acrescentou.

A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, destacou que os impactos positivos do Bolsa Família na saúde dos brasileiros são incontestáveis, principalmente na saúde das gestantes e das crianças menores de cinco anos de idade. Dados do Ministério da Saúde apontam que, até setembro de 2013, 99,1% das cerca de 177 mil gestantes atendidas pelo Bolsa Família estavam com os exames pré-natal em dia e 88%  passaram por avaliação nutricional. “As condicionalidades permitem às famílias atendimento integral e de forma oportuna, pois direcionam a oferta de serviços para as pessoas com maior vulnerabilidade”, explicou.

Os compromissos na área de saúde, segundo ela, também refletem na prevenção, detecção e combate das doenças que mais afetam a primeira infância, como desnutrição, diarreia, anemia e peso incompatível com a altura. Patrícia Jaime avalia que um dos pontos fortes do Bolsa Família é que o atendimento é estendido a toda a família, atendendo às necessidades básicas de cada um dos seus membros.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o ciclo de debates teve a participação do secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza, Tiago Falcão, do secretário de Avaliação e Gestão da Informação, Paulo Jannuzzi, e do coordenador geral de Acompanhamento de Condicionalidades, Marcos Maia, todos do MDS. Também participaram professores, pesquisadores, acadêmicos, profissionais de saúde e representantes de municípios.

Exemplo

O município de Vitória da Conquista, na Bahia, é considerado referência estadual no acompanhamento das condicionalidades de saúde e educação das famílias atendidas pelo Bolsa Família. Lá, o número de beneficiários do programa subiu de 14 mil, em 2004, para 29,7 mil atualmente. O município foi premiado em 2008 por boas práticas na gestão do Bolsa Família.

O que explica essa eficiência, segundo o coordenador municipal de Políticas de Inclusão Social, Jamilton Fernandes, é a articulação de esforços. “Além de mobilizar uma rede de parceiros e manter o diálogo permanente com todas eles, conseguimos sensibilizar as equipes para a importância do acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família”, conta.

Jamilton comemora o fato de Vitória da Conquista ter alcançado um Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) de 0,91. Esse indicador, que varia de zero a 1, mede a qualidade da gestão do Bolsa Família e serve como referência para o cálculo de um incentivo repassado pelo governo federal. Quanto mais próximo de 1, melhor a qualidade da gestão e maior o valor do incentivo repassado.

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



18/10/2013 12:35


Artigos Relacionados


Saúde inicia acompanhamento do Bolsa Família

Bolsa Família também traz avanços na saúde

Estudantes do Bolsa Família ganham reforço na saúde

Bolsa Família também determina avanços na saúde

Beneficiários do Bolsa Família tem mais acesso a educação e saúde

Saúde começa acompanhamento semestral dos beneficiários do Bolsa Família