Implantado projeto pioneiro para atender idoso com câncer



Hospital Heliópolis terá ala exclusiva para a terceira idade

A Secretaria de Estado da Saúde colocou em funcionamento nesta semana uma ala totalmente voltada para o atendimento de pacientes idosos em tratamento contra o câncer. A nova unidade funcionará no Hospital Heliópolise será a primeira no  Brasil a prestar assistência específica para vítimas de câncer que tenham mais de 60 anos.

A nova ala segue o modelo da Free Universit, da Holanda, e será equipada com 14 leitos de internação individual e outros 12 leitos ambulatoriais totalmente voltados para o tratamento quimioterápico.

No local haverá música ambiente e os pacientes receberão uma dieta diferenciada, desenvolvida especialmente para estes pacientes. De acordo com o diretor do hospital, Abraão Rapoport, o paciente oncológico idoso precisa consumir uma dieta calórica, rica em proteínas.

A unidade especial vai oferecer tratamento às vítimas de câncer neurológico, de cabeça e pescoço e do tubo digestivo, e contará com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas. A expectativa é de que em seis meses o serviço realize cerca de 6.000 sessões de quimioterapia.

"O principal objetivo da nova ala é oferecer que os pacientes da terceira idade que sofrem de câncer tenham uma vida de qualidade", afirma Rapoport.

O Hospital Heliópolis é referência nacional em tratamento de câncer de cabeça e pescoço.

Da Secretaria da Saúde



11/27/2007


Artigos Relacionados


Governo anuncia programa pioneiro de atenção ao idoso

Projeto Impressões Digitais é implantado na região de Pirassununga

Unicef lanca projeto pioneiro no Brasil

Projeto Horta Educativa será implantado em 91 escolas da rede estadual

Projeto de prevenção ao consumo de álcool será implantado nas escolas estaduais

Projeto das Unidades de Cuidados Prolongados é pioneiro no Brasil