Unicef lanca projeto pioneiro no Brasil



O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lança no sábado (14) o projeto Fique Sabendo Jovem, em Fortaleza. Trata-se de uma iniciativa pioneira no mundo, voltada para jovens de 15 a 24 anos.

Em uma unidade móvel, profissionais de saúde farão testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis (DST), como HIV e sífilis.

A Unicef vai documentar a experiência para que o projeto seja ampliado para todo o Brasil e outros países. O Ministério da Saúde já promove no Brasil a campanha "Fique Sabendo", voltada para a população como um todo. Esse evento faz parte da Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem para Sífilis, HIV e hepatites B e C.

Os profissionais do Fique Sabendo Jovem também estarão à disposição para conversar sobre questões sexuais. O foco principal será a população de risco ampliado, da qual fazem parte pessoas que têm relações sexual com outras do mesmo sexo e aquelas exploradas sexualmente. Serão contemplados também os jovens que cumprem medidas socioeducativas. O projeto prevê ações nas escolas.

"O diferencial desse projeto é a participação do jovem, não só na elaboração, porque [os participantes] também vão trabalhar na unidade móvel e na unidade de saúde. Eles vão fazer com a equipe de saúde o acolhimento do jovem. Eles também têm um papel fundamental na divulgação", diz a coordenadora do Programa HIV/Aids do Unicef no Brasil, Cristina Albuquerque.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2012, havia cerca de 530 mil pessoas infectadas pelo HIV, sendo que 130 mil desconheciam a situação. No mesmo ano, a porcentagem de pessoas infectadas que fazem o diagnóstico precoce para o HIV subiu de 32% para 37%.

O anúncio foi feito na terça-feira (10), no Fórum Mundial de Direitos Humanos, que ocorre em Brasília até sexta-feira (13). O encontro inclui conferências, debates temáticos e atividades que contarão com a presença de autoridades, intelectuais e profissionais reconhecidos internacionalmente. O objetivo é promover uma reflexão sobre o tema direitos humanos. O evento recebeu mais de 10 mil inscrições.

Fonte:
Agência Brasileira de Inteligência



11/12/2013 13:02


Artigos Relacionados


Projeto das Unidades de Cuidados Prolongados é pioneiro no Brasil

Brasil é pioneiro no controle de derivativos cambiais

Paim comenta relatório da Unicef sobre educação no Brasil

COMISSÃO DA POBREZA OUVE NESTA 3ª REPRESENTANTE DA UNICEF NO BRASIL

Brasil tem mais de 21 milhões de adolescentes, mas só políticas para infância, diz Unicef

CARLOS PATROCÍNIO ELOGIA PROJETO "PIONEIRO MIRIM"