Importação de sementes de couve-flor ganha requisitos fitossanitários



Foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (14), requisitos fitossanitários para a importação de sementes de couve-flor produzidas no Peru. Segundo o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, André Peralta, “na chegada ao Brasil, as sementes deverão estar acompanhadas do Certificado Fitossanitário emitido pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária do Peru“.

O certificado precisa ter informações sobre a não detecção de fungos, plantas daninhas, ácaros e nematóides, além da certeza de que o local de produção foi submetido à inspeção oficial durante o ciclo da cultura.

As sementes destinadas ao Brasil terão partidas inspecionadas no ponto de ingresso, além de amostras coletadas para análise fitossanitária. Os testes serão realizados em laboratórios oficiais ou credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ou elaborados em estações de quarentena credenciadas. “Para serem plantadas ou comercializadas é necessário a conclusão das análises e emissão dos laudos de liberação”, informa Peralta.

No caso de detecção de praga quarentenária (aquela que não está presente no País, mas sua eventual introdução causa risco à cultura), as sementes serão destruídas.

Fonte:
Ministério da Agricultura

 



15/06/2010 10:00


Artigos Relacionados


Agricultura: Pesquisadores apresentam estudos sobre pupunha e couve-flor em Congresso

Ministério da Agricultura define regras para importação de flor-da-fortuna

Definidos requisitos para importação de laranja e cidra da Itália

Definidas as normas para importação de sementes de milheto

Brasil aprova novas regras para importação de sementes de dendê da Costa Rica

Governo aprova lista de especificação para produtos fitossanitários